Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pooli, João Paulo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Valéria Milena Rohrich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066
Resumo: O artigo discute sobre as configurações das identidades dos pedagogos, tendo como referência principal as múltiplas dimensões que são oferecidas e as atividades que esses profissionais assumem no campo de trabalho. As análises realizadas nesse texto partem principalmente das contribuições de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Norbert Elias. Por meio de uma pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas públicas da cidade de Curitiba, podemos compreender que no processo de construção da identidade do pedagogo, coexistem duas disposições: uma escolhida e estruturada na formação acadêmica, e outra urdida no dia a dia através das reais condições estruturais e conjunturais encontradas nas escolas. Concluímos que a concepção acadêmica sobre a identidade do pedagogo foi transformada, mas as estruturas administrativas escolares permaneceram quase intactas. O resultado disso é uma precarização do trabalho do pedagogo, que passa a assumir praticamente todas as demandas que envolvem alunos e professores nas escolas.Educationalists building their identities: between submission and choices. This article discusses the configurations of educationalist identities, having the multiple offered dimensions and the activities which are taken over by these professionals in their working area as a primary point of reference. The analyses made in this text owe a lot to the contributions of Stuart Hall, Zygmunt Bauman and Norbert Elias. Through a research done with pedagogical coordinators in public schools in Curitiba, we could see that two dispositions co-exist in the process of educationalist identity construction: one of them is chosen and structured during higher education, and the other one is produced in everyday situations through the real structural and conjunctural conditions present at schools. We concluded that the academic conception about educationalist identity was modified, yet the school administrative structures remain almost intact. It results in precarious conditions at the work of educationalists, who have to answer to almost all the demands that involve students and teachers at school. Keywords: Identity. Educationalist. School. Norbert Elias. Stuart Hall.
id UFPR-4_d11a8f3740625c7c18289fbb0a63585a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/51066
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhasEducaçãoIdentidade; Pedagogo; Escola; Norbert Elias; Stuart HallEducaçãoO artigo discute sobre as configurações das identidades dos pedagogos, tendo como referência principal as múltiplas dimensões que são oferecidas e as atividades que esses profissionais assumem no campo de trabalho. As análises realizadas nesse texto partem principalmente das contribuições de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Norbert Elias. Por meio de uma pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas públicas da cidade de Curitiba, podemos compreender que no processo de construção da identidade do pedagogo, coexistem duas disposições: uma escolhida e estruturada na formação acadêmica, e outra urdida no dia a dia através das reais condições estruturais e conjunturais encontradas nas escolas. Concluímos que a concepção acadêmica sobre a identidade do pedagogo foi transformada, mas as estruturas administrativas escolares permaneceram quase intactas. O resultado disso é uma precarização do trabalho do pedagogo, que passa a assumir praticamente todas as demandas que envolvem alunos e professores nas escolas.Educationalists building their identities: between submission and choices. This article discusses the configurations of educationalist identities, having the multiple offered dimensions and the activities which are taken over by these professionals in their working area as a primary point of reference. The analyses made in this text owe a lot to the contributions of Stuart Hall, Zygmunt Bauman and Norbert Elias. Through a research done with pedagogical coordinators in public schools in Curitiba, we could see that two dispositions co-exist in the process of educationalist identity construction: one of them is chosen and structured during higher education, and the other one is produced in everyday situations through the real structural and conjunctural conditions present at schools. We concluded that the academic conception about educationalist identity was modified, yet the school administrative structures remain almost intact. It results in precarious conditions at the work of educationalists, who have to answer to almost all the demands that involve students and teachers at school. Keywords: Identity. Educationalist. School. Norbert Elias. Stuart Hall.UFPRPooli, João PauloFerreira, Valéria Milena Rohrich2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-37Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-37Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066/32581Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/51066Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
title Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
spellingShingle Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
Pooli, João Paulo
Educação
Identidade; Pedagogo; Escola; Norbert Elias; Stuart Hall
Educação
title_short Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
title_full Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
title_fullStr Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
title_full_unstemmed Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
title_sort Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas
author Pooli, João Paulo
author_facet Pooli, João Paulo
Ferreira, Valéria Milena Rohrich
author_role author
author2 Ferreira, Valéria Milena Rohrich
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pooli, João Paulo
Ferreira, Valéria Milena Rohrich
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidade; Pedagogo; Escola; Norbert Elias; Stuart Hall
Educação
topic Educação
Identidade; Pedagogo; Escola; Norbert Elias; Stuart Hall
Educação
description O artigo discute sobre as configurações das identidades dos pedagogos, tendo como referência principal as múltiplas dimensões que são oferecidas e as atividades que esses profissionais assumem no campo de trabalho. As análises realizadas nesse texto partem principalmente das contribuições de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Norbert Elias. Por meio de uma pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas públicas da cidade de Curitiba, podemos compreender que no processo de construção da identidade do pedagogo, coexistem duas disposições: uma escolhida e estruturada na formação acadêmica, e outra urdida no dia a dia através das reais condições estruturais e conjunturais encontradas nas escolas. Concluímos que a concepção acadêmica sobre a identidade do pedagogo foi transformada, mas as estruturas administrativas escolares permaneceram quase intactas. O resultado disso é uma precarização do trabalho do pedagogo, que passa a assumir praticamente todas as demandas que envolvem alunos e professores nas escolas.Educationalists building their identities: between submission and choices. This article discusses the configurations of educationalist identities, having the multiple offered dimensions and the activities which are taken over by these professionals in their working area as a primary point of reference. The analyses made in this text owe a lot to the contributions of Stuart Hall, Zygmunt Bauman and Norbert Elias. Through a research done with pedagogical coordinators in public schools in Curitiba, we could see that two dispositions co-exist in the process of educationalist identity construction: one of them is chosen and structured during higher education, and the other one is produced in everyday situations through the real structural and conjunctural conditions present at schools. We concluded that the academic conception about educationalist identity was modified, yet the school administrative structures remain almost intact. It results in precarious conditions at the work of educationalists, who have to answer to almost all the demands that involve students and teachers at school. Keywords: Identity. Educationalist. School. Norbert Elias. Stuart Hall.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51066/32581
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-37
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-37
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 19-37
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898189430784