Currículo, cultura e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Antonio Flavio Barbosa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teacher’s formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher’s formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher’s concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice.
id UFPR-4_d2c5c3d1e6ea6d2e537232ce550f8edf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2066
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Currículo, cultura e formação de professorescurrículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teacher’s formation; multiculturalism. O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teacher’s formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher’s formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher’s concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/1718https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/31181Moreira, Antonio Flavio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2066Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, cultura e formação de professores
title Currículo, cultura e formação de professores
spellingShingle Currículo, cultura e formação de professores
Moreira, Antonio Flavio Barbosa
currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teacher’s formation; multiculturalism.
title_short Currículo, cultura e formação de professores
title_full Currículo, cultura e formação de professores
title_fullStr Currículo, cultura e formação de professores
title_full_unstemmed Currículo, cultura e formação de professores
title_sort Currículo, cultura e formação de professores
author Moreira, Antonio Flavio Barbosa
author_facet Moreira, Antonio Flavio Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Antonio Flavio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teacher’s formation; multiculturalism.
topic currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teacher’s formation; multiculturalism.
description O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teacher’s formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher’s formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher’s concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/1718
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/31181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894230007808