Currículo, cultura e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teachers formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teachers formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teachers concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice. |
id |
UFPR-4_d2c5c3d1e6ea6d2e537232ce550f8edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2066 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo, cultura e formação de professorescurrículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teachers formation; multiculturalism. O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teachers formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teachers formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teachers concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/1718https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/31181Moreira, Antonio Flavio Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2066Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, cultura e formação de professores |
title |
Currículo, cultura e formação de professores |
spellingShingle |
Currículo, cultura e formação de professores Moreira, Antonio Flavio Barbosa currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teachers formation; multiculturalism. |
title_short |
Currículo, cultura e formação de professores |
title_full |
Currículo, cultura e formação de professores |
title_fullStr |
Currículo, cultura e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Currículo, cultura e formação de professores |
title_sort |
Currículo, cultura e formação de professores |
author |
Moreira, Antonio Flavio Barbosa |
author_facet |
Moreira, Antonio Flavio Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Antonio Flavio Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teachers formation; multiculturalism. |
topic |
currículo; formação de professores; multiculturalismo; curriculum; teachers formation; multiculturalism. |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica. Abstract This paper offers a reflection on curricula and teachers formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teachers formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teachers concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/1718 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066/31181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 39-52 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894230007808 |