Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CarletteThiengo, Lara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinto de Almeida, Maria de Lourdes, Bianchetti, Lucídio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341
Resumo: Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.
id UFPR-4_d2ee7ff187fcd8de83e6f8cc4e283a47
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/65341
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos InternacionaisEducação; Educação SuperiorUniversidade de Classe Mundial; Universidade latino-americana; Organismos Internacionais; Politicas de Educação Superior.Políticas de Educação SuperiorNeste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.UFPRCAPESCarletteThiengo, LaraPinto de Almeida, Maria de LourdesBianchetti, Lucídio2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-278Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-278Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-2781984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341/39563Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:16:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/65341Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:16:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
title Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
spellingShingle Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
CarletteThiengo, Lara
Educação; Educação Superior
Universidade de Classe Mundial; Universidade latino-americana; Organismos Internacionais; Politicas de Educação Superior.
Políticas de Educação Superior
title_short Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
title_full Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
title_fullStr Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
title_full_unstemmed Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
title_sort Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais
author CarletteThiengo, Lara
author_facet CarletteThiengo, Lara
Pinto de Almeida, Maria de Lourdes
Bianchetti, Lucídio
author_role author
author2 Pinto de Almeida, Maria de Lourdes
Bianchetti, Lucídio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv CarletteThiengo, Lara
Pinto de Almeida, Maria de Lourdes
Bianchetti, Lucídio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Superior
Universidade de Classe Mundial; Universidade latino-americana; Organismos Internacionais; Politicas de Educação Superior.
Políticas de Educação Superior
topic Educação; Educação Superior
Universidade de Classe Mundial; Universidade latino-americana; Organismos Internacionais; Politicas de Educação Superior.
Políticas de Educação Superior
description Neste artigo se analisa o que dizem os Organismos Internacionais (OI) e seus especialistas acerca da possibilidade de construção e/ou existência de Universidades de Classe Mundial (UCM) nos países da América Latina e Caribe (ALeC), com o objetivo de evidenciar como estão sendo delineadas as especificidades deste modelo para esses países, que não compõem o eixo dinâmico do capital. Nesse mesmo sentido, buscou-se compreender o movimento desta tendência a partir dos lugares ocupados pelas universidades latino-americanas nos principais rankings acadêmicos internacionais. Em termos metodológicos, foram utilizados os levantamentos bibliográfico e de dados e a análise documental, considerando-se que a investigação sobre as tendências e manifestações da UCM pressupõe a compreensão da totalidade histórica e social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65341/39563
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-278
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-278
Educar em Revista; v. 35, n. 76 (2019); 259-278
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892234567680