Inclusão dos jovens do campo no Ensino Superior: limites e possibilidades / Inclusion of the countryside youth into higher education: limits and possibilities
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51044 |
Resumo: | Toda forma de exclusão de seres humanos da possibilidade de acesso ao que a humanidade produz de mais avançado é uma violência que deve ser combatida. O acesso ao ensino superior cria condições mais favoráveis para que as novas gerações se apropriem do acúmulo histórico e teórico alcançado pela humanidade e, desta forma, se trata de um direito universal, que, para além da letra da lei e dos discursos, precisa ser materializado. No campo a situação é ainda mais grave do que nas cidades e requer investimentos adicionais para combater o déficit histórico e construir melhores condições de vida para a juventude atual. Neste artigo analisaremos a eficácia, os limites e desafios dos 10 anos de implantação no Brasil da política de inserção da juventude do campo no ensino superior, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, dentre os limites se destaca a dificuldade de validação do diploma, que não é reconhecido e entre as positividades se destaca o ingresso de grande número de jovens que não teria acesso ao ensino superior. |
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Inclusão dos jovens do campo no Ensino Superior: limites e possibilidades / Inclusion of the countryside youth into higher education: limits and possibilitiesEducaçãoToyotismo; Educação Superior; Licenciatura; Educação no Campo.EducaçãoToda forma de exclusão de seres humanos da possibilidade de acesso ao que a humanidade produz de mais avançado é uma violência que deve ser combatida. O acesso ao ensino superior cria condições mais favoráveis para que as novas gerações se apropriem do acúmulo histórico e teórico alcançado pela humanidade e, desta forma, se trata de um direito universal, que, para além da letra da lei e dos discursos, precisa ser materializado. No campo a situação é ainda mais grave do que nas cidades e requer investimentos adicionais para combater o déficit histórico e construir melhores condições de vida para a juventude atual. Neste artigo analisaremos a eficácia, os limites e desafios dos 10 anos de implantação no Brasil da política de inserção da juventude do campo no ensino superior, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, dentre os limites se destaca a dificuldade de validação do diploma, que não é reconhecido e entre as positividades se destaca o ingresso de grande número de jovens que não teria acesso ao ensino superior.UFPRRamos, Armenes de JesusNascimento, Zinara Marcet de AndradeTurmena, Leandro2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51044Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 167-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 167-189Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 167-1891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51044/34103Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:55:33Zoai:revistas.ufpr.br:article/51044Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:55:33Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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