Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467 |
Resumo: | O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado. |
id |
UFPR-4_d4fa4db761cfe91d5f6a8b7bdd1ce04b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/43467 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginadoMuseu Pedagógico da França; museus de educação; museu escolar; coleção; exposiçãoO artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.UFPRPossamai, Zita Rosane2015-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-119Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-119Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-1191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467/26998https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467/30273info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/43467Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
spellingShingle |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado Possamai, Zita Rosane Museu Pedagógico da França; museus de educação; museu escolar; coleção; exposição |
title_short |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_full |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_fullStr |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_full_unstemmed |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_sort |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
author |
Possamai, Zita Rosane |
author_facet |
Possamai, Zita Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Zita Rosane |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Pedagógico da França; museus de educação; museu escolar; coleção; exposição |
topic |
Museu Pedagógico da França; museus de educação; museu escolar; coleção; exposição |
description |
O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467/26998 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43467/30273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-119 Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-119 Educar em Revista; v. 31, n. 58 (2015); p. 103-119 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897068503040 |