Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237994 |
Resumo: | O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado. |
id |
UFRGS-2_3c2f87f2d3903c4645760d6a6b81d461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237994 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Possamai, Zita Rosane2022-04-29T04:41:48Z20150104-4060http://hdl.handle.net/10183/237994000988174O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.This article examines remaining, appropriations and changes relating to the practices and representations that preceded the founding of the Pedagogical Museum of France in the nineteenth century. It uses the educational museum category to define didactic materials, spaces and institutions strictly linked to education as a particular museum typology and it inserts the emergence of these museums in an international movement for education progress. This approach dialogues with studies on the history of heritage and museums, considering the uniqueness of these museums in relation to current heritage processes of the past cultural heritage conservation. Exhibition, collection and school museum notions were produced and put into circulation by the agents involved in the process, so that the perspective of development and preservation of the past traces remainded in the background.application/pdfporEducar em revista. Curitiba, PR. Vol. 31, n. 58 (out./dez. 2015), p. 103-119Museu escolarEducação em museusPedagogical Museum of FranceEducational museumsSchool museumCollectionExhibitionExposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginadoExhibition, Collection, School Museum: preliminary ideas of an imagined museuminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000988174.pdf.txt000988174.pdf.txtExtracted Texttext/plain48907http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237994/2/000988174.pdf.txt01eaf19b3e40398d9f7e008bf75c2a79MD52ORIGINAL000988174.pdfTexto completoapplication/pdf325310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237994/1/000988174.pdf5dec8672e5239a2aeee051b0577a9789MD5110183/2379942023-01-26 06:00:58.391717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237994Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-01-26T08:00:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Exhibition, Collection, School Museum: preliminary ideas of an imagined museum |
title |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
spellingShingle |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado Possamai, Zita Rosane Museu escolar Educação em museus Pedagogical Museum of France Educational museums School museum Collection Exhibition |
title_short |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_full |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_fullStr |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_full_unstemmed |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
title_sort |
Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado |
author |
Possamai, Zita Rosane |
author_facet |
Possamai, Zita Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Zita Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu escolar Educação em museus |
topic |
Museu escolar Educação em museus Pedagogical Museum of France Educational museums School museum Collection Exhibition |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical Museum of France Educational museums School museum Collection Exhibition |
description |
O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T04:41:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237994 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988174 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000988174 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba, PR. Vol. 31, n. 58 (out./dez. 2015), p. 103-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237994/2/000988174.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237994/1/000988174.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01eaf19b3e40398d9f7e008bf75c2a79 5dec8672e5239a2aeee051b0577a9789 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725133467418624 |