Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125 |
Resumo: | O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas. |
id |
UFPR-4_d831161b21c2d074ee231b67ebea284b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76125 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificaçãoO contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.UFPRSilvio Cavalcante Pimentel, FernandoKarla Ferreira Nunes, AndréaBarbosa De Sales Júnior, Valdick2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42533Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76125Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
title |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
spellingShingle |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando |
title_short |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
title_full |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
title_fullStr |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
title_sort |
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação |
author |
Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando |
author_facet |
Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando Karla Ferreira Nunes, Andréa Barbosa De Sales Júnior, Valdick |
author_role |
author |
author2 |
Karla Ferreira Nunes, Andréa Barbosa De Sales Júnior, Valdick |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando Karla Ferreira Nunes, Andréa Barbosa De Sales Júnior, Valdick |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42531 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899226472448 |