Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Karla Ferreira Nunes, Andréa, Barbosa De Sales Júnior, Valdick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125
Resumo: O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.
id UFPR-4_d831161b21c2d074ee231b67ebea284b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76125
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores na cultura digital por meio da gamificaçãoO contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.UFPRSilvio Cavalcante Pimentel, FernandoKarla Ferreira Nunes, AndréaBarbosa De Sales Júnior, Valdick2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42531https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42533Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/76125Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
title Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
spellingShingle Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando
title_short Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
title_full Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
title_fullStr Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
title_full_unstemmed Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
title_sort Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
author Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando
author_facet Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando
Karla Ferreira Nunes, Andréa
Barbosa De Sales Júnior, Valdick
author_role author
author2 Karla Ferreira Nunes, Andréa
Barbosa De Sales Júnior, Valdick
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando
Karla Ferreira Nunes, Andréa
Barbosa De Sales Júnior, Valdick
dc.subject.none.fl_str_mv


description O contexto da cultura digital implica num redimensionamento da formaçãodocente, tendo em vista as especificidades das competências digitaisnecessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e queatenda as questões da atualidade. Neste sentido surge a questão: comoa formação docente por meio da gamificação possibilita um novo olharsobre a docência? Este artigo apresenta o resultado de uma investigaçãoempírica, de cunho qualitativa e na perspectiva da intervenção pedagógica,que teve como objetivo analisar como a formação docente utilizando aestratégia da gamificação possibilita a compreensão do fazer docente. Adisciplina gamificada, e foco desta investigação, é ofertada em cursos delicenciatura e se enquadra no rol de disciplina do contexto pedagógico. Comoinstrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participativae um questionário. A análise ocorre a partir da categorização e confrontaçãoteórica. Os resultados indicam que a gamificação da disciplina permitiu aosparticipantes compreender a amplitude da ação docente, não se limitando aoespaço físico da sala de aula, com a apropriação de metodologias diversas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42531
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76125/42533
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899226472448