Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660
Resumo: A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.
id UFPR-4_dd5e19013dd71149d5d0c29f6799c3fe
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/54660
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixoEnsino; Ensino-AprendizagemPráticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professoresA interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.UFPRFreitas, Nívia Magalhães da SilvaGonçalves, Terezinha Valim Oliver2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-2161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660/35085Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/54660Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
title Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
spellingShingle Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Ensino; Ensino-Aprendizagem
Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores
title_short Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
title_full Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
title_fullStr Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
title_full_unstemmed Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
title_sort Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
author Freitas, Nívia Magalhães da Silva
author_facet Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Ensino-Aprendizagem
Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores
topic Ensino; Ensino-Aprendizagem
Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores
description A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660/35085
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898690650112