Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660 |
Resumo: | A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos. |
id |
UFPR-4_dd5e19013dd71149d5d0c29f6799c3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/54660 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixoEnsino; Ensino-AprendizagemPráticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professoresA interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.UFPRFreitas, Nívia Magalhães da SilvaGonçalves, Terezinha Valim Oliver2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-2161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660/35085Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-06T18:38:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/54660Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-04-06T18:38:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
title |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
spellingShingle |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo Freitas, Nívia Magalhães da Silva Ensino; Ensino-Aprendizagem Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores |
title_short |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
title_full |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
title_fullStr |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
title_full_unstemmed |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
title_sort |
Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo |
author |
Freitas, Nívia Magalhães da Silva |
author_facet |
Freitas, Nívia Magalhães da Silva Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Nívia Magalhães da Silva Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Ensino-Aprendizagem Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores |
topic |
Ensino; Ensino-Aprendizagem Práticas teatrais; Ensino de Ciências; Formação de professores |
description |
A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660/35085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216 Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216 Educar em Revista; v. 34, n. 68 (2018); p.199-216 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898690650112 |