Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattar
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159
Resumo: O presente trabalho pretende acirrar o debate atual acerca dos movimentos sociais em favor da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, situando o papel do Estado, com destaque à Secretaria de Estado da Educação, na implementação de políticas públicas, nesse contexto. Cabe ao Estado a tarefa de buscar novos caminhos para a superação de alguns obstáculos presentes no seio social que distanciam os grupos excluídos do acesso aos bens e serviços e, no caso específico da inclusão escolar, do direito à educação. Para tanto, apresentam-se as principais tendências educacionais em relação a um novo significado da Educação Especial no contexto histórico da inclusão e às ações implementadas pelo Departamento de Educação Especial na promoção dos direitos sociais dos alunos com necessidades educacionais especiais. Uma vez que a terminologia “necessidades educacionais especiais” apresenta uma ampla abrangência, podendo sugerir que a maioria dos alunos encontra-se nela contemplada, apresenta-se uma breve exposição da concepção de necessidades educacionais especiais adotada pela Seed/DEE, na proposição de suas políticas e na definição do alunado, alvo desse conjunto de ações. Nossa meta é desenvolver e implementar políticas públicas cujo propósito esteja assentado no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos. Public policies of educational inclusion: challenges and perspectives Abstract The purpose of this work is to incite the current debate concerning the social movements in behalf of educational inclusion of students with special educational needs, pointing out the role of the State, with prominence to the state Education Bureau, in the implementation of public policies, in this context. The State is responsible for the task of searching for new ways to surpass some of the obstacles in social scope, which turns the excluded groups far from the access to goods and services especially in the task of educational inclusion, the right to education. For that we present the main educational trends in relation to a new meaning of Special Education, in the historical context of social inclusion and implemented actions made by the Special Education Department, to promote social rights to students who have special educational needs. Considering that the terminology “Special Educational Needs” has a large scope and suggests that the majority of students are contemplated in that, we present a brief exposition about the conception of special educational needs adopted by the State Education Bureau/Special Education Department, aiming at proposing policies and defining the students group that is the purpose of this action. Our goal is to develop and to implement public policies, aiming at the respect for the differences and the commitment to the promotion of human rights.
id UFPR-4_dd958f3e1f5a7ac699164228507aa67b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2159
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivaseducação especial; políticas públicas; inclusão escolar; special education; public policies; educational inclusion. O presente trabalho pretende acirrar o debate atual acerca dos movimentos sociais em favor da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, situando o papel do Estado, com destaque à Secretaria de Estado da Educação, na implementação de políticas públicas, nesse contexto. Cabe ao Estado a tarefa de buscar novos caminhos para a superação de alguns obstáculos presentes no seio social que distanciam os grupos excluídos do acesso aos bens e serviços e, no caso específico da inclusão escolar, do direito à educação. Para tanto, apresentam-se as principais tendências educacionais em relação a um novo significado da Educação Especial no contexto histórico da inclusão e às ações implementadas pelo Departamento de Educação Especial na promoção dos direitos sociais dos alunos com necessidades educacionais especiais. Uma vez que a terminologia “necessidades educacionais especiais” apresenta uma ampla abrangência, podendo sugerir que a maioria dos alunos encontra-se nela contemplada, apresenta-se uma breve exposição da concepção de necessidades educacionais especiais adotada pela Seed/DEE, na proposição de suas políticas e na definição do alunado, alvo desse conjunto de ações. Nossa meta é desenvolver e implementar políticas públicas cujo propósito esteja assentado no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos. Public policies of educational inclusion: challenges and perspectives Abstract The purpose of this work is to incite the current debate concerning the social movements in behalf of educational inclusion of students with special educational needs, pointing out the role of the State, with prominence to the state Education Bureau, in the implementation of public policies, in this context. The State is responsible for the task of searching for new ways to surpass some of the obstacles in social scope, which turns the excluded groups far from the access to goods and services especially in the task of educational inclusion, the right to education. For that we present the main educational trends in relation to a new meaning of Special Education, in the historical context of social inclusion and implemented actions made by the Special Education Department, to promote social rights to students who have special educational needs. Considering that the terminology “Special Educational Needs” has a large scope and suggests that the majority of students are contemplated in that, we present a brief exposition about the conception of special educational needs adopted by the State Education Bureau/Special Education Department, aiming at proposing policies and defining the students group that is the purpose of this action. Our goal is to develop and to implement public policies, aiming at the respect for the differences and the commitment to the promotion of human rights. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-202Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-202Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-2021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159/1811https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159/31353Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2159Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
title Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
spellingShingle Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattar
educação especial; políticas públicas; inclusão escolar; special education; public policies; educational inclusion.
title_short Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
title_full Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
title_fullStr Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
title_sort Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas
author Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattar
author_facet Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matiskei, Angelina Carmela Romão Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial; políticas públicas; inclusão escolar; special education; public policies; educational inclusion.
topic educação especial; políticas públicas; inclusão escolar; special education; public policies; educational inclusion.
description O presente trabalho pretende acirrar o debate atual acerca dos movimentos sociais em favor da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, situando o papel do Estado, com destaque à Secretaria de Estado da Educação, na implementação de políticas públicas, nesse contexto. Cabe ao Estado a tarefa de buscar novos caminhos para a superação de alguns obstáculos presentes no seio social que distanciam os grupos excluídos do acesso aos bens e serviços e, no caso específico da inclusão escolar, do direito à educação. Para tanto, apresentam-se as principais tendências educacionais em relação a um novo significado da Educação Especial no contexto histórico da inclusão e às ações implementadas pelo Departamento de Educação Especial na promoção dos direitos sociais dos alunos com necessidades educacionais especiais. Uma vez que a terminologia “necessidades educacionais especiais” apresenta uma ampla abrangência, podendo sugerir que a maioria dos alunos encontra-se nela contemplada, apresenta-se uma breve exposição da concepção de necessidades educacionais especiais adotada pela Seed/DEE, na proposição de suas políticas e na definição do alunado, alvo desse conjunto de ações. Nossa meta é desenvolver e implementar políticas públicas cujo propósito esteja assentado no respeito à diferença e no compromisso com a promoção dos direitos humanos. Public policies of educational inclusion: challenges and perspectives Abstract The purpose of this work is to incite the current debate concerning the social movements in behalf of educational inclusion of students with special educational needs, pointing out the role of the State, with prominence to the state Education Bureau, in the implementation of public policies, in this context. The State is responsible for the task of searching for new ways to surpass some of the obstacles in social scope, which turns the excluded groups far from the access to goods and services especially in the task of educational inclusion, the right to education. For that we present the main educational trends in relation to a new meaning of Special Education, in the historical context of social inclusion and implemented actions made by the Special Education Department, to promote social rights to students who have special educational needs. Considering that the terminology “Special Educational Needs” has a large scope and suggests that the majority of students are contemplated in that, we present a brief exposition about the conception of special educational needs adopted by the State Education Bureau/Special Education Department, aiming at proposing policies and defining the students group that is the purpose of this action. Our goal is to develop and to implement public policies, aiming at the respect for the differences and the commitment to the promotion of human rights.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159/1811
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2159/31353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-202
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-202
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 185-202
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894775267328