As demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2166 |
Resumo: | A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema. Job qualification requirement in Brazil, based on productive modernization Abstract Introducing new technologies and organizational-managerial processes into the production sector has put a lot of pressure on the education sector and intensified its role of fundamental mediator when solving the worker adaptability difficulties. Better job qualification, although most of the time mistaken for better school education, is the focus of job demand, so it is also the fundamental condition for facing job market new reality when trying to maintain your job or find a new one. Nevertheless, job and unemployment research points out there is a gap between qualification demand and the kind of job openings which are available in the national an international markets. The present article tries to analyze this matter and point out its most apparent contradictions. |
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As demandas de qualificação para o trabalho no Brasil, a partir do processo de modernização produtivaqualificação para o trabalho; formação profissional; mercado de trabalho; Job qualification; professional education; job market. A introdução de novas tecnologias e processos organizativos e gerenciais no setor produtivo provocou intensa pressão sobre o setor educacional e intensificou seu papel de interlocutor fundamental para a resolução dos problemas de adaptabilidade dos trabalhadores. O foco da demanda é que a elevação da qualificação, na maioria das vezes entendida como elevação da escolaridade, é condição fundamental diante da nova realidade, para manutenção do emprego ou para inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, as pesquisas de emprego e desemprego apontam que há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado de trabalho nacional e internacional. Este artigo busca fazer algumas considerações a esse respeito, apontando as contradições mais aparentes desse tema. Job qualification requirement in Brazil, based on productive modernization Abstract Introducing new technologies and organizational-managerial processes into the production sector has put a lot of pressure on the education sector and intensified its role of fundamental mediator when solving the worker adaptability difficulties. Better job qualification, although most of the time mistaken for better school education, is the focus of job demand, so it is also the fundamental condition for facing job market new reality when trying to maintain your job or find a new one. Nevertheless, job and unemployment research points out there is a gap between qualification demand and the kind of job openings which are available in the national an international markets. The present article tries to analyze this matter and point out its most apparent contradictions. UFPR2004-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2166Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 335-352Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 335-352Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 335-3521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2166/1818https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2166/31360da Silva, Sandra Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:16:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/2166Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:16:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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