O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124
Resumo: Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.
id UFPR-4_e1a80ae3a2e7bc7bd442e141fd0e47ac
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2124
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanenteensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem – internet; novas tecnologias da comunicação; educação – novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies – education. Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/1776https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/31302Ebert, Cristiane do Rocio Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2124Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
title O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
spellingShingle O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso
ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem – internet; novas tecnologias da comunicação; educação – novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies – education.
title_short O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
title_full O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
title_fullStr O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
title_full_unstemmed O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
title_sort O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
author Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso
author_facet Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem – internet; novas tecnologias da comunicação; educação – novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies – education.
topic ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem – internet; novas tecnologias da comunicação; educação – novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies – education.
description Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/1776
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/31302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897074794496