O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124 |
Resumo: | Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education. |
id |
UFPR-4_e1a80ae3a2e7bc7bd442e141fd0e47ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2124 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanenteensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem internet; novas tecnologias da comunicação; educação novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies education. Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education. UFPR2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/1776https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/31302Ebert, Cristiane do Rocio Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:20:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/2124Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:20:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
title |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
spellingShingle |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem internet; novas tecnologias da comunicação; educação novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies education. |
title_short |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
title_full |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
title_fullStr |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
title_full_unstemmed |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
title_sort |
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente |
author |
Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso |
author_facet |
Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ebert, Cristiane do Rocio Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem internet; novas tecnologias da comunicação; educação novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies education. |
topic |
ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem internet; novas tecnologias da comunicação; educação novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies education. |
description |
Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento. The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education Abstract This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/1776 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124/31302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98 Educar em Revista; v. 19, n. 21 (2003); p. 83-98 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897074794496 |