Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Valim Vieira Filho, Vanderlei
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Peres Gonçalves, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137
Resumo: Reconhece-se a influência do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) nos processos de implementação de políticas públicas de formação continuada docente no Brasil, bem como o seu papel na articulação da logística operacional e a sua aproximação com instituições do terceiro setor, o que tende a influenciar nas orientações para os processos formativos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como questão de pesquisa a ser respondida: quais características propostas à formação continuada de professores no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM)? Para tanto, foram analisados documentos disponibilizados no site do CONSED, organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Formação Continuada. No exame dos documentos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Como resultado da análise, emergiram categorias associadas às orientações para os processos de formação continuada de professores: alinhamento com políticas educacionais estadunidenses; governança; e avaliações, controle e monitoramento. Nessas categorias se ressaltam aspectos como: a necessidade de repensar um discurso da “eficácia” de formações continuadas de docentes realizadas nos EUA; a governança na qualidade de um princípio que envolve instituições do chamado terceiro setor alinhadas com a proposta gerencial de administração pública; avaliação como um instrumento de monitoramento e controle a respeito do que se ensina nas escolas. Conclui-se que princípios gerencialistas se fazem fortemente presentes nos documentos analisados e, portanto, como uma característica aos processos de formação continuada de docentes para implementação da BNCC e do NEM.
id UFPR-4_e24d2f3aea96554cf8dcd774dfa63e9f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/87137
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de EducaçãoEducação; Formação de ProfessoresFormação continuada de professores, Gerencialismo, Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio7.08.00.00-6 EducaçãoReconhece-se a influência do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) nos processos de implementação de políticas públicas de formação continuada docente no Brasil, bem como o seu papel na articulação da logística operacional e a sua aproximação com instituições do terceiro setor, o que tende a influenciar nas orientações para os processos formativos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como questão de pesquisa a ser respondida: quais características propostas à formação continuada de professores no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM)? Para tanto, foram analisados documentos disponibilizados no site do CONSED, organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Formação Continuada. No exame dos documentos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Como resultado da análise, emergiram categorias associadas às orientações para os processos de formação continuada de professores: alinhamento com políticas educacionais estadunidenses; governança; e avaliações, controle e monitoramento. Nessas categorias se ressaltam aspectos como: a necessidade de repensar um discurso da “eficácia” de formações continuadas de docentes realizadas nos EUA; a governança na qualidade de um princípio que envolve instituições do chamado terceiro setor alinhadas com a proposta gerencial de administração pública; avaliação como um instrumento de monitoramento e controle a respeito do que se ensina nas escolas. Conclui-se que princípios gerencialistas se fazem fortemente presentes nos documentos analisados e, portanto, como uma característica aos processos de formação continuada de docentes para implementação da BNCC e do NEM.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)José Valim Vieira Filho, VanderleiPeres Gonçalves, Fábio2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87137Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87137Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e871371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137/49468https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137/49469Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:16:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/87137Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:16:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
title Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
spellingShingle Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
José Valim Vieira Filho, Vanderlei
Educação; Formação de Professores
Formação continuada de professores, Gerencialismo, Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio
7.08.00.00-6 Educação
title_short Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
title_full Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
title_fullStr Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
title_full_unstemmed Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
title_sort Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
author José Valim Vieira Filho, Vanderlei
author_facet José Valim Vieira Filho, Vanderlei
Peres Gonçalves, Fábio
author_role author
author2 Peres Gonçalves, Fábio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv José Valim Vieira Filho, Vanderlei
Peres Gonçalves, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores
Formação continuada de professores, Gerencialismo, Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio
7.08.00.00-6 Educação
topic Educação; Formação de Professores
Formação continuada de professores, Gerencialismo, Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio
7.08.00.00-6 Educação
description Reconhece-se a influência do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) nos processos de implementação de políticas públicas de formação continuada docente no Brasil, bem como o seu papel na articulação da logística operacional e a sua aproximação com instituições do terceiro setor, o que tende a influenciar nas orientações para os processos formativos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como questão de pesquisa a ser respondida: quais características propostas à formação continuada de professores no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM)? Para tanto, foram analisados documentos disponibilizados no site do CONSED, organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Formação Continuada. No exame dos documentos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Como resultado da análise, emergiram categorias associadas às orientações para os processos de formação continuada de professores: alinhamento com políticas educacionais estadunidenses; governança; e avaliações, controle e monitoramento. Nessas categorias se ressaltam aspectos como: a necessidade de repensar um discurso da “eficácia” de formações continuadas de docentes realizadas nos EUA; a governança na qualidade de um princípio que envolve instituições do chamado terceiro setor alinhadas com a proposta gerencial de administração pública; avaliação como um instrumento de monitoramento e controle a respeito do que se ensina nas escolas. Conclui-se que princípios gerencialistas se fazem fortemente presentes nos documentos analisados e, portanto, como uma característica aos processos de formação continuada de docentes para implementação da BNCC e do NEM.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137/49468
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137/49469
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87137
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87137
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87137
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899268415488