O gerencialismo, as políticas de formação continuada de professores e o ensino de química no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do novo ensino médio
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254827 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024. |
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O gerencialismo, as políticas de formação continuada de professores e o ensino de química no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular e do novo ensino médioEducação científica e tecnológicaFormação continuada do professorEnsino médioBase Nacional Comum CurricularQuímicaEducaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.Este estudo objetivo investiga, a partir do aprofundamento do gerencialismo na educação básica, características da formação continuada de professores de Química referentes à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio (NEM) na Rede Estadual de Educação Básica de Santa Catarina. Para isso, investigou-se um conjunto de documentos disponibilizados no site do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), elaborados pelo grupo de trabalho formação continuada. Compreende a importância do CONSED nos processos de implementação de políticas públicas de formação continuada docente, de seu papel na articulação da logística operacional, além de sua aproximação com instituições do terceiro setor, o que tende a influenciar nos processos formativos. Foi destacado, após o exame orientado pelos procedimentos possíveis da Análise Textual Discursiva (ATD), algumas categorias associadas às orientações para os processos de formação docente: avaliação, controle e monitoramento; governança como princípio; padronização como influência de políticas educacionais estadunidenses. Na segunda etapa de obtenção de informações qualitativas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes de Química atuantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (REESC), a fim de identificar de que forma, esses professores compreendem os processos de formação continuada destinados a implementação da BNCC e ao NEM na Rede Estadual de Educação Básica de Santa Catarina, além de evidenciar compreensões docentes a respeito da BNCC e do NEM. Nessa direção, a partir das entrevistas com os professores de Química, obtivemos as seguintes categorias construídas por meio da ATD: avaliação, controle e monitoramento; governança como princípio; padronização como influência de políticas educacionais estadunidenses; condições de trabalho necessárias para docentes de Química; a insuficiência constituinte da natureza da formação continuada de professores de Química para implementação do NEM (subcategorias: falta de nitidez nos objetivos dos processos formativos e especificidades do NEM; crítica à formação continuada de professores de Química realizados por vídeo; deficiência de momentos formativos com professores de Química; processos formativos descontextualizados com professores de Química), Implementação do NEM (subcategorias: adesão e resistência de professores de Química; o problema do livro didático para professores de Química; um processo multifacetado na atuação de professores de Química; e limites para o ensino de Química). Destaca-se que muitas das categorias apresentadas neste trabalho se relacionam, explícita ou implicitamente, com elementos do gerencialismo, doutrina de gestão pública que, entre outros aspectos, visa trazer preceitos e valores da esfera empresarial para a educação.Abstract: This study aims to investigate, based on the deepening of managerialism in basic education, the characteristics of continuing education for chemistry teachers in relation to the implementation of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the New Secondary Education (NEM) in the Santa Catarina State Basic Education Network. To do this, we investigated a set of documents available on the website of the National Council of Education Secretaries (CONSED), prepared by the continuing education working group. We understand the importance of CONSED in the implementation of public policies for continuing teacher training, its role in articulating operational logistics, and its closeness to third sector institutions, which tends to influence training processes. After the examination guided by the procedures of Textual Discourse Analysis (TDA), it was possible to highlight some categories associated with the guidelines for teacher training processes: evaluation, control and monitoring; governance as a principle; standardization as an influence of US educational policies. In the second stage of obtaining qualitative information, semi-structured interviews were conducted with seven chemistry teachers working in the Santa Catarina State Education Network (REESC) in order to identify how, these teachers understand the continuing education processes aimed at implementing the BNCC and the NEM in the Santa Catarina State Basic Education Network, as well as highlighting the teachers' understanding of the BNCC and the NEM. In this sense, the following categories were obtained from the interviews with the chemistry teachers, constructed using DTA: evaluation, control and monitoring; governance as a principle; standardization as an influence of US educational policies; inadequate working conditions for chemistry teachers; the insufficiency of the nature of continuing training for chemistry teachers to implement the NEM (subcategories: lack of clarity in the objectives of the training processes and specificities of the NEM; criticism of the continuing training of chemistry teachers carried out by video; scarcity of training moments with chemistry teachers; decontextualized training processes with chemistry teachers), Implementation of the NEM (subcategories: adherence and resistance by chemistry teachers; the problem of textbooks for chemistry teachers; a multifaceted process in the work of chemistry teachers; and limits to chemistry teaching). It should be noted that many of the categories present in this work are related, explicitly or implicitly, to elements of managerialism, a doctrine of public management which, among other aspects, aims to bring precepts and values from the business sphere into education.Gonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira Filho, Vanderlei José Valim2024-03-21T23:25:00Z2024-03-21T23:25:00Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 p.application/pdf386612https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254827porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T23:25:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254827Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-21T23:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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