Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hagemeyer, Regina Cely de Campos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209
Resumo: A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou- se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor. Dilemmas and challenges of the teacher’s function in the contemporary society: the meanings of the change Abstract This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of “Curriculum and Programs” in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher’s practice nowadays were understood considering Bordieu’s concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher’s work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers.
id UFPR-4_e2a72d339dfb722994f3822b010f4069
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2209
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudançafunção docente; sentido da mudança; modernidade; pósmodernidade; teacher’s function; meanings of change; modernity; postmodernity. A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou- se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor. Dilemmas and challenges of the teacher’s function in the contemporary society: the meanings of the change Abstract This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of “Curriculum and Programs” in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher’s practice nowadays were understood considering Bordieu’s concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher’s work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-85Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-85Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-851984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209/1852https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209/31371Hagemeyer, Regina Cely de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2209Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
title Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
spellingShingle Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
Hagemeyer, Regina Cely de Campos
função docente; sentido da mudança; modernidade; pósmodernidade; teacher’s function; meanings of change; modernity; postmodernity.
title_short Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
title_full Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
title_fullStr Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
title_full_unstemmed Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
title_sort Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança
author Hagemeyer, Regina Cely de Campos
author_facet Hagemeyer, Regina Cely de Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hagemeyer, Regina Cely de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv função docente; sentido da mudança; modernidade; pósmodernidade; teacher’s function; meanings of change; modernity; postmodernity.
topic função docente; sentido da mudança; modernidade; pósmodernidade; teacher’s function; meanings of change; modernity; postmodernity.
description A abordagem propõe a constatação das exigências de mudança na atualidade, decorrentes do quadro complexo em que se dá a educação escolar hoje para pensar os rumos da atuação/formação do professor. Procurou- se analisar as questões presentes nas tensões vividas pelos docentes no processo pedagógico (curricular), analisando os reflexos do pensamento moderno e pós-moderno na trajetória docente. Em função dessa proposta, são apresentados resultados da investigação desenvolvida com alunos(as) da disciplina de Currículos e Programas do Curso de Pedagogia e posteriormente aprofundada em Projeto de Pesquisa (Prolicen-UFPR) no ano de 2001. Os pesquisadores investigaram professores de escolas públicas de Curitiba e região metropolitana. Buscou-se a leitura de significados, necessidades e opções presentes na condução e moldagem das práticas docentes na atualidade, considerando o conceito de habitus de BOURDIEU e as possibilidades de análise abertas por SACRISTÁN, GIROUX e GRAMSCI. Procurou-se desenredar a função docente da profusão de exigências que lhe são postas hoje, numa contribuição ao redirecionamento das propostas prescritivas de mudança e, sobretudo, de formação do professor. Dilemmas and challenges of the teacher’s function in the contemporary society: the meanings of the change Abstract This approach presents a panorama of the complex situation of education in schools nowadays, and the need for changes in the formation/ performance of the teacher. Strains experienced by teachers during the pedagogical process are analyzed taking into account reflections of modern and postmodern thinking. According to this proposal, the results of the investigation developed by graduate and undergraduate students in a discipline of “Curriculum and Programs” in the Course in Pedagogy, and later deepened in a Research Project (Procelin-UFPR), in 2001, are presented here. The researchers investigated teachers from public schools in Curitiba and Great Curitiba. The meanings, needs and options related to the teacher’s practice nowadays were understood considering Bordieu’s concept of habitus, and the analytic possibilities opened by SACRISTÁN, GIROUX and GRAMSCI. This article tries to disentangle the teacher’s work from the many demands imposed nowadays, concurring to a redirection in the prescriptive proposals of changes and specially in the ones referring to the formation of teachers.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209/1852
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2209/31371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-85
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-85
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 67-85
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893438332928