Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Julio Roberto Groppa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864
Resumo: O presente artigo visa perspectivar a emergência e os usos da noção de biopolítica operados pelas pesquisas educacionais brasileiras, por meio de uma compilação dos artigos veiculados nos principais periódicos da área no intervalo de 2001 a 2016, em que tal noção foi sugerida. Mais especificamente, 51 textos publicados em 21 periódicos. Mediante o material escrutinado, foram isoladas cinco grandes frentes argumentativas. Uma primeira vertente engloba os artigos de cunho historiográfico, sendo sucedida pelos estudos que focalizaram a díade corpo/saúde e, então, aqueles que elegeram a discussão sobre sexualidade/gênero. Somam-se outros dois tipos de apropriação associados à tematização da governamentalidade: no primeiro caso, é a tópica da inclusão que ganha destaque; no segundo, o neoliberalismo e seus efeitos sobre as práticas educacionais. As discussões finais do artigo apresentam três conclusões principais:  o nexo vigoroso entre o raio da ação biopolítica e sua materialização nas práticas educacionais; a força inconteste de uma governamentalidade de lastro pedagógico fundada nos jogos mutuamente reguladores entre cidadania, formação e verdade de si; e a necessária atenção analítica cruzada normalizadora de tipo bio-psico-pedagógico e de vocação formativo-instrucional que parece ter solapado a maior parte, senão a totalidade das esferas existenciais.
id UFPR-4_e6d59e1e2af68d861d1a9d8da27726c8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/53864
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)EducaçãoBiopolítica; Governamentalidade; Michel Foucault; Periódicos educacionaisEducaçãoO presente artigo visa perspectivar a emergência e os usos da noção de biopolítica operados pelas pesquisas educacionais brasileiras, por meio de uma compilação dos artigos veiculados nos principais periódicos da área no intervalo de 2001 a 2016, em que tal noção foi sugerida. Mais especificamente, 51 textos publicados em 21 periódicos. Mediante o material escrutinado, foram isoladas cinco grandes frentes argumentativas. Uma primeira vertente engloba os artigos de cunho historiográfico, sendo sucedida pelos estudos que focalizaram a díade corpo/saúde e, então, aqueles que elegeram a discussão sobre sexualidade/gênero. Somam-se outros dois tipos de apropriação associados à tematização da governamentalidade: no primeiro caso, é a tópica da inclusão que ganha destaque; no segundo, o neoliberalismo e seus efeitos sobre as práticas educacionais. As discussões finais do artigo apresentam três conclusões principais:  o nexo vigoroso entre o raio da ação biopolítica e sua materialização nas práticas educacionais; a força inconteste de uma governamentalidade de lastro pedagógico fundada nos jogos mutuamente reguladores entre cidadania, formação e verdade de si; e a necessária atenção analítica cruzada normalizadora de tipo bio-psico-pedagógico e de vocação formativo-instrucional que parece ter solapado a maior parte, senão a totalidade das esferas existenciais.UFPRAquino, Julio Roberto Groppa2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-112Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-112Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-1121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864/33974Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-27T13:06:25Zoai:revistas.ufpr.br:article/53864Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-27T13:06:25Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
title Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
spellingShingle Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
Aquino, Julio Roberto Groppa
Educação
Biopolítica; Governamentalidade; Michel Foucault; Periódicos educacionais
Educação
title_short Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
title_full Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
title_fullStr Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
title_full_unstemmed Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
title_sort Educação e biopolítica: um panorama da produção acadêmica brasileira no campo educacional (2001-2016)
author Aquino, Julio Roberto Groppa
author_facet Aquino, Julio Roberto Groppa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Julio Roberto Groppa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Biopolítica; Governamentalidade; Michel Foucault; Periódicos educacionais
Educação
topic Educação
Biopolítica; Governamentalidade; Michel Foucault; Periódicos educacionais
Educação
description O presente artigo visa perspectivar a emergência e os usos da noção de biopolítica operados pelas pesquisas educacionais brasileiras, por meio de uma compilação dos artigos veiculados nos principais periódicos da área no intervalo de 2001 a 2016, em que tal noção foi sugerida. Mais especificamente, 51 textos publicados em 21 periódicos. Mediante o material escrutinado, foram isoladas cinco grandes frentes argumentativas. Uma primeira vertente engloba os artigos de cunho historiográfico, sendo sucedida pelos estudos que focalizaram a díade corpo/saúde e, então, aqueles que elegeram a discussão sobre sexualidade/gênero. Somam-se outros dois tipos de apropriação associados à tematização da governamentalidade: no primeiro caso, é a tópica da inclusão que ganha destaque; no segundo, o neoliberalismo e seus efeitos sobre as práticas educacionais. As discussões finais do artigo apresentam três conclusões principais:  o nexo vigoroso entre o raio da ação biopolítica e sua materialização nas práticas educacionais; a força inconteste de uma governamentalidade de lastro pedagógico fundada nos jogos mutuamente reguladores entre cidadania, formação e verdade de si; e a necessária atenção analítica cruzada normalizadora de tipo bio-psico-pedagógico e de vocação formativo-instrucional que parece ter solapado a maior parte, senão a totalidade das esferas existenciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/53864/33974
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-112
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-112
Educar em Revista; v. 33, n. 66 (2017); p. 95-112
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898650804224