Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423 |
Resumo: | O foco temático desse ensaio teórico, ancorado na linguagem, tematiza a criança e a educação infantil desde um discurso decolonial. Problematizar a perspectiva colonial de educação, criança e educação infantil anuncia-se como sua intencionalidade. A problemática pode ser assim formulada: Quais as implicações de uma postura decolonial na educação das crianças da educação infantil? O percurso da reflexão se organiza em três movimentos. O primeiro centra-se nas discussões conceituais dos termos colonial, descolonizar, pós-colonialismo e decolonialidade. O segundo visita o discurso colonial moderno de criança e o ideário pedagógico que o sustenta. E, por fim, um terceiro movimento que tece considerações acerca do discurso decolonial e suas implicações a uma pedagogia para a educação infantil. O percurso reflexivo permite visualizar que os ideários pedagógicos dominantes na educação das crianças são colonizadores. Assim, sustenta-se que uma ruptura na perspectiva colonizadora requer decolonizar o poder; o saber; o ser; o viver, o olhar e o pensamento predominante da educação das crianças, para pensar uma pedagogia decolonial da/para/com a infância. |
id |
UFPR-4_e6de565d7208e309ac5f1e3a668f18ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87423 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infânciaEducação; Fundamentos da educaçãoDecolonialidade. Educação infantil. Criança. Infância.Educação infantilO foco temático desse ensaio teórico, ancorado na linguagem, tematiza a criança e a educação infantil desde um discurso decolonial. Problematizar a perspectiva colonial de educação, criança e educação infantil anuncia-se como sua intencionalidade. A problemática pode ser assim formulada: Quais as implicações de uma postura decolonial na educação das crianças da educação infantil? O percurso da reflexão se organiza em três movimentos. O primeiro centra-se nas discussões conceituais dos termos colonial, descolonizar, pós-colonialismo e decolonialidade. O segundo visita o discurso colonial moderno de criança e o ideário pedagógico que o sustenta. E, por fim, um terceiro movimento que tece considerações acerca do discurso decolonial e suas implicações a uma pedagogia para a educação infantil. O percurso reflexivo permite visualizar que os ideários pedagógicos dominantes na educação das crianças são colonizadores. Assim, sustenta-se que uma ruptura na perspectiva colonizadora requer decolonizar o poder; o saber; o ser; o viver, o olhar e o pensamento predominante da educação das crianças, para pensar uma pedagogia decolonial da/para/com a infância.UFPRKuhn, MartinArenhart, Livio OsvaldoSalva, Sueli2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e87423Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e87423Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e874231984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423/51942https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423/51943Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/87423Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
title |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
spellingShingle |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância Kuhn, Martin Educação; Fundamentos da educação Decolonialidade. Educação infantil. Criança. Infância. Educação infantil |
title_short |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
title_full |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
title_fullStr |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
title_full_unstemmed |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
title_sort |
Decolonialidade e educação infantil: para pensar uma pedagogia da infância |
author |
Kuhn, Martin |
author_facet |
Kuhn, Martin Arenhart, Livio Osvaldo Salva, Sueli |
author_role |
author |
author2 |
Arenhart, Livio Osvaldo Salva, Sueli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Martin Arenhart, Livio Osvaldo Salva, Sueli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da educação Decolonialidade. Educação infantil. Criança. Infância. Educação infantil |
topic |
Educação; Fundamentos da educação Decolonialidade. Educação infantil. Criança. Infância. Educação infantil |
description |
O foco temático desse ensaio teórico, ancorado na linguagem, tematiza a criança e a educação infantil desde um discurso decolonial. Problematizar a perspectiva colonial de educação, criança e educação infantil anuncia-se como sua intencionalidade. A problemática pode ser assim formulada: Quais as implicações de uma postura decolonial na educação das crianças da educação infantil? O percurso da reflexão se organiza em três movimentos. O primeiro centra-se nas discussões conceituais dos termos colonial, descolonizar, pós-colonialismo e decolonialidade. O segundo visita o discurso colonial moderno de criança e o ideário pedagógico que o sustenta. E, por fim, um terceiro movimento que tece considerações acerca do discurso decolonial e suas implicações a uma pedagogia para a educação infantil. O percurso reflexivo permite visualizar que os ideários pedagógicos dominantes na educação das crianças são colonizadores. Assim, sustenta-se que uma ruptura na perspectiva colonizadora requer decolonizar o poder; o saber; o ser; o viver, o olhar e o pensamento predominante da educação das crianças, para pensar uma pedagogia decolonial da/para/com a infância. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423/51942 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87423/51943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e87423 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e87423 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e87423 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891477495808 |