Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Soares, Ademilson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831
Resumo: O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa.
id UFPR-4_50ed32ee66ff7d186a9438a2d0f3a2aa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64831
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisasEducação; educação infantilMemória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantilO artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa.UFPRFapemigPrpq/UFMGde Sousa Soares, Ademilson2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41067https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41068Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/64831Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
title Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
spellingShingle Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
de Sousa Soares, Ademilson
Educação; educação infantil
Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil
title_short Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
title_full Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
title_fullStr Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
title_full_unstemmed Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
title_sort Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
author de Sousa Soares, Ademilson
author_facet de Sousa Soares, Ademilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapemig
Prpq/UFMG
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Soares, Ademilson
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; educação infantil
Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil
topic Educação; educação infantil
Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil
description O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41067
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41068
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898232422401