Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831 |
Resumo: | O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa. |
id |
UFPR-4_50ed32ee66ff7d186a9438a2d0f3a2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/64831 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisasEducação; educação infantilMemória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantilO artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa.UFPRFapemigPrpq/UFMGde Sousa Soares, Ademilson2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41067https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41068Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/64831Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
title |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
spellingShingle |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas de Sousa Soares, Ademilson Educação; educação infantil Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil |
title_short |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
title_full |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
title_fullStr |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
title_full_unstemmed |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
title_sort |
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas |
author |
de Sousa Soares, Ademilson |
author_facet |
de Sousa Soares, Ademilson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapemig Prpq/UFMG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa Soares, Ademilson |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; educação infantil Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil |
topic |
Educação; educação infantil Memória bibliográfica; pressupostos; criança, infância e educação infantil |
description |
O artigo apresenta uma memória bibliográfica das pesquisas para, come sobre criança, infância e educação infantil, apontando autores e textosassumidos como pressupostos epistemológicos desse emergente campo deinvestigação. Sem a pretensão de fazer análise exaustiva, o texto expõe asreferências predominantes entre os pesquisadores por meio de uma pesquisateórica e bibliográfica construída com base em todas as referências utilizadasentre os anos de 2006 e 2016. A partir dos termos “criança”, “infância” e“educação infantil” foram catalogadas em bancos de dados todas as fontesbibliográficas citadas em dissertações, teses, artigos de revistas e trabalhoscompletos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponíveis on-line. Após oexame de todo o material, foram identificados autores e textos mais citadospelos pesquisadores. Como resultado, fica evidenciada uma diversidadede aportes teóricos e metodológicos como base epistêmica da memóriabibliográfica desse campo de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41067 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64831/41068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898232422401 |