Currículo em educação especial: tendências e debates
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072 |
Resumo: | O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculums current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations. |
id |
UFPR-4_e74225b7700eb43397e9c5b9a819a570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2072 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo em educação especial: tendências e debatescurrículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs. O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculums current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-1371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/1724https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/31187Moreira, Laura CerettaBaumel, Roseli C. Rocha de C.info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2072Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
title |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
spellingShingle |
Currículo em educação especial: tendências e debates Moreira, Laura Ceretta currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs. |
title_short |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
title_full |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
title_fullStr |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
title_full_unstemmed |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
title_sort |
Currículo em educação especial: tendências e debates |
author |
Moreira, Laura Ceretta |
author_facet |
Moreira, Laura Ceretta Baumel, Roseli C. Rocha de C. |
author_role |
author |
author2 |
Baumel, Roseli C. Rocha de C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Laura Ceretta Baumel, Roseli C. Rocha de C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs. |
topic |
currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs. |
description |
O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculums current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/1724 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/31187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137 Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892860567552 |