Currículo em educação especial: tendências e debates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Laura Ceretta
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Baumel, Roseli C. Rocha de C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072
Resumo: O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum’s current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations.
id UFPR-4_e74225b7700eb43397e9c5b9a819a570
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2072
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Currículo em educação especial: tendências e debatescurrículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs. O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum’s current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations. UFPR2001-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-1371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/1724https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/31187Moreira, Laura CerettaBaumel, Roseli C. Rocha de C.info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:57:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/2072Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:57:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo em educação especial: tendências e debates
title Currículo em educação especial: tendências e debates
spellingShingle Currículo em educação especial: tendências e debates
Moreira, Laura Ceretta
currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs.
title_short Currículo em educação especial: tendências e debates
title_full Currículo em educação especial: tendências e debates
title_fullStr Currículo em educação especial: tendências e debates
title_full_unstemmed Currículo em educação especial: tendências e debates
title_sort Currículo em educação especial: tendências e debates
author Moreira, Laura Ceretta
author_facet Moreira, Laura Ceretta
Baumel, Roseli C. Rocha de C.
author_role author
author2 Baumel, Roseli C. Rocha de C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Laura Ceretta
Baumel, Roseli C. Rocha de C.
dc.subject.por.fl_str_mv currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs.
topic currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais; curriculum; special education; special educational needs.
description O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares. Abstract The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum’s current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/1724
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2072/31187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137
Educar em Revista; v. 17, n. 17 (2001); p. 125-137
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892860567552