Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661 |
Resumo: | Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas. |
id |
UFPR-4_e961d70ace117209df726be9c56c91fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38661 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-LearningEste é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.UFPRTrindade, Rui Trindade2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-2331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/24345https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/30418info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38661Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
title |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
spellingShingle |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning Trindade, Rui Trindade |
title_short |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
title_full |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
title_fullStr |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
title_full_unstemmed |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
title_sort |
Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning |
author |
Trindade, Rui Trindade |
author_facet |
Trindade, Rui Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Rui Trindade |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/24345 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/30418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897113591808 |