Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Rui Trindade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661
Resumo: Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.
id UFPR-4_e961d70ace117209df726be9c56c91fd
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38661
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-LearningEste é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.UFPRTrindade, Rui Trindade2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-2331984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/24345https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/30418info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38661Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
title Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
spellingShingle Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
Trindade, Rui Trindade
title_short Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
title_full Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
title_fullStr Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
title_full_unstemmed Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
title_sort Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning
author Trindade, Rui Trindade
author_facet Trindade, Rui Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Rui Trindade
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/24345
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661/30418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 211-233
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897113591808