A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004 |
Resumo: | Este é um texto que foi construído a partir da análise de conteúdo de 37 artigos publicados, entre 2000 e 2010, em seis revistas científicas de ampla difusão na comunidade académica internacional que abordam o modelo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Foi a partir dessa análise que se refletiu sobre a autoaprendizagem como objetivo da ABRP e o papel dos professores neste âmbito, dada a valorização do protagonismo e da autonomia dos estudantes como condição pedagógica a respeitar e objetivo a perseguir no âmbito de um tal modelo de formação. Sendo duas problemáticas correlacionadas entre si, pretendeu-se compreender qual a leitura que os artigos propunham sobre as mesmas, identificando as zonas de consenso e de tensão, de forma a poder discutir-se: (i) se a valorização da autoaprendizagem pode contribuir para afirmar a autossuficiência cultural e educativa dos estudantes ou para justificar outros modos de relacionamento entre estes e os desafios formativos das respetivas áreas de formação e (ii) se a ação docente no âmbito da ABRP é incompatível com o desenvolvimento do protagonismo pedagógico e a autonomia dos estudantes ou, pelo contrário, permite potenciar um tal protagonismo e uma tal autonomia. |
id |
RCAP_2dcce294c1281d4a51aede30e96b7d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-72502014000200004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questõesaprendizagem baseada na resolução de problemaspedagogia no ensino superiorautoaprendizagemEste é um texto que foi construído a partir da análise de conteúdo de 37 artigos publicados, entre 2000 e 2010, em seis revistas científicas de ampla difusão na comunidade académica internacional que abordam o modelo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Foi a partir dessa análise que se refletiu sobre a autoaprendizagem como objetivo da ABRP e o papel dos professores neste âmbito, dada a valorização do protagonismo e da autonomia dos estudantes como condição pedagógica a respeitar e objetivo a perseguir no âmbito de um tal modelo de formação. Sendo duas problemáticas correlacionadas entre si, pretendeu-se compreender qual a leitura que os artigos propunham sobre as mesmas, identificando as zonas de consenso e de tensão, de forma a poder discutir-se: (i) se a valorização da autoaprendizagem pode contribuir para afirmar a autossuficiência cultural e educativa dos estudantes ou para justificar outros modos de relacionamento entre estes e os desafios formativos das respetivas áreas de formação e (ii) se a ação docente no âmbito da ABRP é incompatível com o desenvolvimento do protagonismo pedagógico e a autonomia dos estudantes ou, pelo contrário, permite potenciar um tal protagonismo e uma tal autonomia.Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004Revista Lusófona de Educação n.27 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004Trindade,Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:18:23Zoai:scielo:S1645-72502014000200004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:33.475722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
title |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
spellingShingle |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões Trindade,Rui aprendizagem baseada na resolução de problemas pedagogia no ensino superior autoaprendizagem |
title_short |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
title_full |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
title_fullStr |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
title_full_unstemmed |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
title_sort |
A autoaprendizagem no ensino superior e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: perspetivas e questões |
author |
Trindade,Rui |
author_facet |
Trindade,Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade,Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem baseada na resolução de problemas pedagogia no ensino superior autoaprendizagem |
topic |
aprendizagem baseada na resolução de problemas pedagogia no ensino superior autoaprendizagem |
description |
Este é um texto que foi construído a partir da análise de conteúdo de 37 artigos publicados, entre 2000 e 2010, em seis revistas científicas de ampla difusão na comunidade académica internacional que abordam o modelo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Foi a partir dessa análise que se refletiu sobre a autoaprendizagem como objetivo da ABRP e o papel dos professores neste âmbito, dada a valorização do protagonismo e da autonomia dos estudantes como condição pedagógica a respeitar e objetivo a perseguir no âmbito de um tal modelo de formação. Sendo duas problemáticas correlacionadas entre si, pretendeu-se compreender qual a leitura que os artigos propunham sobre as mesmas, identificando as zonas de consenso e de tensão, de forma a poder discutir-se: (i) se a valorização da autoaprendizagem pode contribuir para afirmar a autossuficiência cultural e educativa dos estudantes ou para justificar outros modos de relacionamento entre estes e os desafios formativos das respetivas áreas de formação e (ii) se a ação docente no âmbito da ABRP é incompatível com o desenvolvimento do protagonismo pedagógico e a autonomia dos estudantes ou, pelo contrário, permite potenciar um tal protagonismo e uma tal autonomia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Lusófona de Educação n.27 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137340163096576 |