Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228
Resumo: No presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas e o sistema educativo e, c) O ensino-aprendizagem num contexto multilingue e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem, a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo, plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da educação em Moçambique.
id UFPR-4_f0e93c26084c89de7d834eb06dfbcb2c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/57228
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em MoçambiqueEducaçãoPolítica linguística; multilinguismo; plurilinguismo; intercultura e educação.EducaçãoNo presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas e o sistema educativo e, c) O ensino-aprendizagem num contexto multilingue e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem, a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo, plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da educação em Moçambique.UFPRLemos, Amélia Francisco Filipe da C.2018-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-32Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-32Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-321984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228/35458Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T22:22:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/57228Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-06-12T22:22:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
title Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
spellingShingle Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.
Educação
Política linguística; multilinguismo; plurilinguismo; intercultura e educação.
Educação
title_short Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
title_full Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
title_fullStr Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
title_full_unstemmed Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
title_sort Língua e cultura em contexto multilingue: um olhar sobre o sistema educativo em Moçambique
author Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.
author_facet Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Amélia Francisco Filipe da C.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Política linguística; multilinguismo; plurilinguismo; intercultura e educação.
Educação
topic Educação
Política linguística; multilinguismo; plurilinguismo; intercultura e educação.
Educação
description No presente texto pretendo fazer uma revisão bibliográfica à volta das principais questões ligadas à educação e ao ensino-aprendizagem em Moçambique no que concerne o ensino primário e secundário geral. Interessa-me sobretudo analisar três questões que julgo cruciais para a educação escolar em Moçambique, a saber: a) A definição da política linguística, b) as línguas e o sistema educativo e, c) O ensino-aprendizagem num contexto multilingue e plurilingue. Essas três questões que são amplamente abordadas por estudiosos e universitários na área da linguística e da sociolinguística devem, a meu ver, contribuir para uma reflexão à volta do que é preciso mudar ou melhorar no sistema educativo em Moçambique, para que o sucesso escolar não seja uma utopia. Servir-me-ei de conceitos como, multilinguismo, plurilinguismo, pluricultura e intercultura, cruzando deste modo as áreas da linguística, da sociolinguística e da antropologia cultural, para tentar verificar sob que prisma os textos que escolhi para minha análise (Menezes, 2013; Timbane, 2014; Henriksen, 2017; Noa, 2017) abordam a questão da educação em Moçambique.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57228/35458
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-32
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-32
Educar em Revista; v. 34, n. 69 (2018); p. 17-32
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898678067200