Complex education for a new policy of civilization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petraglia, Izabel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917
Resumo: Este artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares,que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente,procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando asinfluências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para essesujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural deseu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promoverquestionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processoauto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir atomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamenteno devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma novapolítica de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa dosujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.
id UFPR-4_f1483604591ff525b03a2ea98860c3db
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/13917
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Complex education for a new policy of civilizationEducação complexa para uma nova política de civilizaçãosubject; complex education; ecosophy; civilization policy; sujeito; educação complexa; ecosofia; política de civilizaçãoEste artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares,que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente,procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando asinfluências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para essesujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural deseu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promoverquestionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processoauto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir atomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamenteno devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma novapolítica de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa dosujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.This article presents reflections based upon three interdependent andcomplementary axes which have directed our educational actions. Atfirst we try to get to know the subject of the educational process, taking into account the influences he received from modernity and its effects inthe present time. With regard to this subject, who is first of all a complexbeing, immersed in the cultural hotbed of its time and space, we bet on acomplex education, able to promote ethico-political questioning that caninfluence its self-organizing process. A complex education can also fosterthe emergence of the awareness of our planetary citizenship and it canhave a positive impact upon the transformation of the planet. In order toachieve this, it is fundamental to establish a new civilization policy whichvalues the subject’s healthy and loving conviviality with himself, with theothers, with the diversities and at last with the environment.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-41Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-41Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-411984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917/9371https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917/31112Petraglia, Izabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/13917Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Complex education for a new policy of civilization
Educação complexa para uma nova política de civilização
title Complex education for a new policy of civilization
spellingShingle Complex education for a new policy of civilization
Petraglia, Izabel
subject; complex education; ecosophy; civilization policy; sujeito; educação complexa; ecosofia; política de civilização
title_short Complex education for a new policy of civilization
title_full Complex education for a new policy of civilization
title_fullStr Complex education for a new policy of civilization
title_full_unstemmed Complex education for a new policy of civilization
title_sort Complex education for a new policy of civilization
author Petraglia, Izabel
author_facet Petraglia, Izabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petraglia, Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv subject; complex education; ecosophy; civilization policy; sujeito; educação complexa; ecosofia; política de civilização
topic subject; complex education; ecosophy; civilization policy; sujeito; educação complexa; ecosofia; política de civilização
description Este artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares,que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente,procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando asinfluências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para essesujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural deseu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promoverquestionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processoauto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir atomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamenteno devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma novapolítica de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa dosujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917/9371
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917/31112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-41
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-41
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 29-41
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894818258944