Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa e Silva, Ana Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Herdeiro, Rosalinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522
Resumo: O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores.
id UFPR-4_f160e27ce6cede48080177adbf1f8cd7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41522
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores.UFPRCosta e Silva, Ana MariaHerdeiro, Rosalinda2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-1561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/26418https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/30345info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/41522Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
title Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
spellingShingle Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
Costa e Silva, Ana Maria
title_short Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
title_full Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
title_fullStr Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
title_sort Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
author Costa e Silva, Ana Maria
author_facet Costa e Silva, Ana Maria
Herdeiro, Rosalinda
author_role author
author2 Herdeiro, Rosalinda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa e Silva, Ana Maria
Herdeiro, Rosalinda
dc.subject.none.fl_str_mv


description O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/26418
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/30345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900996468736