Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522 |
Resumo: | O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores. |
id |
UFPR-4_f160e27ce6cede48080177adbf1f8cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/41522 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores.UFPRCosta e Silva, Ana MariaHerdeiro, Rosalinda2015-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-1561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/26418https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/30345info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:05:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/41522Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:05:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) Costa e Silva, Ana Maria |
title_short |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_full |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
author |
Costa e Silva, Ana Maria |
author_facet |
Costa e Silva, Ana Maria Herdeiro, Rosalinda |
author_role |
author |
author2 |
Herdeiro, Rosalinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa e Silva, Ana Maria Herdeiro, Rosalinda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada emPortugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenhodocente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenhodos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foio que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto queregulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiramentre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada deconsciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes comimpacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivaçãoface ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissionaldos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/26418 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41522/30345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156 Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156 Educar em Revista; v. 31, n. especial (2015); p. 137-156 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900996468736 |