Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/41753 |
Resumo: | O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o ‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores. |
id |
RCAP_4210bfe68d7648b31d466dbe01f5010f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)Teacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s)AvaliaçãoDesempenho docenteIdentidade(s)EvaluationTeacher performanceIdentity(ies)Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesO texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o ‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores.This article stems from a longitudinal research carried out with primary school teachers in Portugal between 2008 and 2010. The research sought to identify the conflicts and uncertainties, which have been caused by the evaluation of teacher performance, as well as to search for meaning(s) related to that evaluation and to ‘being a teacher’. The implementation of systems for the evaluation of teacher performance fits into the search for solutions to that concern. This is what happened in Portugal, in January 2007, when the new Statute of the Teaching Profession and the law to regulate Teacher Performance Assessment were published in Diário da República – the official government publication. Tensions arose between teachers and the Ministry of Education and they were aggravated by an awareness of how the problem of teacher performance evaluation would impact on the professional career of teachers and how it would cause uncertainties and demotivation concerning the vocation of teaching and its subsequent impact on the professional identity of teachers.Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoSilva, Ana Maria Costa eHerdeiro, Rosalinda20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41753por0104-406010.1590/0104-4060.41522http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000500137&script=sci_abstract&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:56.784368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) Teacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s) |
title |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) Silva, Ana Maria Costa e Avaliação Desempenho docente Identidade(s) Evaluation Teacher performance Identity(ies) Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_full |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s) |
author |
Silva, Ana Maria Costa e |
author_facet |
Silva, Ana Maria Costa e Herdeiro, Rosalinda |
author_role |
author |
author2 |
Herdeiro, Rosalinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Costa e Herdeiro, Rosalinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Desempenho docente Identidade(s) Evaluation Teacher performance Identity(ies) Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Avaliação Desempenho docente Identidade(s) Evaluation Teacher performance Identity(ies) Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o ‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/41753 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/41753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-4060 10.1590/0104-4060.41522 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000500137&script=sci_abstract&tlng=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132660502626304 |