Quando o currículo se torna passarela para a diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, George Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: A R Martins de Oliveira, Anna Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681
Resumo: Viver de múltiplas formas (n)o currículo é o tema principal deste trabalho. A partir de quatro cenas narrativas sobre desfiles de moda realizados por alunos do ensino médio numa escola pública do Recife, tecemos as linhas principais do texto buscando recompor a forma como aquelas ações coletivas habitavam o currículo de maneira singular, afetando significativamente as experiências de gênero e sexualidade daquelas pessoas. Compreendemos currículo como significante que remete a um espaço-tempo enunciativo em constante (re)formulação a partir de processos de hibridização cultural. Pontuamos a importância das interpelações subjetivas para a composição de elementos “novos” e/ou “desconhecidos” no tecido curricular e como isso pode ser entendido enquanto uma abertura desse campo à passagem da diferença, que desloca e recria os ideais de educação a partir da significação de outras vivências.
id UFPR-4_f390484284da7e56442e0c956fa8cba9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75681
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Quando o currículo se torna passarela para a diferençaEducação; CurrículoCurrículo. Diferença; Subjetivação; Gênero; Sexualidade.Educação, currículo e diferençaViver de múltiplas formas (n)o currículo é o tema principal deste trabalho. A partir de quatro cenas narrativas sobre desfiles de moda realizados por alunos do ensino médio numa escola pública do Recife, tecemos as linhas principais do texto buscando recompor a forma como aquelas ações coletivas habitavam o currículo de maneira singular, afetando significativamente as experiências de gênero e sexualidade daquelas pessoas. Compreendemos currículo como significante que remete a um espaço-tempo enunciativo em constante (re)formulação a partir de processos de hibridização cultural. Pontuamos a importância das interpelações subjetivas para a composição de elementos “novos” e/ou “desconhecidos” no tecido curricular e como isso pode ser entendido enquanto uma abertura desse campo à passagem da diferença, que desloca e recria os ideais de educação a partir da significação de outras vivências.UFPRCNPqde Melo, George SouzaA R Martins de Oliveira, Anna Luiza2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681/42577https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681/42578Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75681Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o currículo se torna passarela para a diferença
title Quando o currículo se torna passarela para a diferença
spellingShingle Quando o currículo se torna passarela para a diferença
de Melo, George Souza
Educação; Currículo
Currículo. Diferença; Subjetivação; Gênero; Sexualidade.
Educação, currículo e diferença
title_short Quando o currículo se torna passarela para a diferença
title_full Quando o currículo se torna passarela para a diferença
title_fullStr Quando o currículo se torna passarela para a diferença
title_full_unstemmed Quando o currículo se torna passarela para a diferença
title_sort Quando o currículo se torna passarela para a diferença
author de Melo, George Souza
author_facet de Melo, George Souza
A R Martins de Oliveira, Anna Luiza
author_role author
author2 A R Martins de Oliveira, Anna Luiza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, George Souza
A R Martins de Oliveira, Anna Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Currículo
Currículo. Diferença; Subjetivação; Gênero; Sexualidade.
Educação, currículo e diferença
topic Educação; Currículo
Currículo. Diferença; Subjetivação; Gênero; Sexualidade.
Educação, currículo e diferença
description Viver de múltiplas formas (n)o currículo é o tema principal deste trabalho. A partir de quatro cenas narrativas sobre desfiles de moda realizados por alunos do ensino médio numa escola pública do Recife, tecemos as linhas principais do texto buscando recompor a forma como aquelas ações coletivas habitavam o currículo de maneira singular, afetando significativamente as experiências de gênero e sexualidade daquelas pessoas. Compreendemos currículo como significante que remete a um espaço-tempo enunciativo em constante (re)formulação a partir de processos de hibridização cultural. Pontuamos a importância das interpelações subjetivas para a composição de elementos “novos” e/ou “desconhecidos” no tecido curricular e como isso pode ser entendido enquanto uma abertura desse campo à passagem da diferença, que desloca e recria os ideais de educação a partir da significação de outras vivências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681/42577
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681/42578
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899204452352