A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649 |
Resumo: | Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação. |
id |
UFPR-4_f45bc64b863841d626a18512c65832af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/62649 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduadaEste artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.UFPRLopes, AmeliaMenezes, Isabel2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-1241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649/36828Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T13:38:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/62649Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-12-14T13:38:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
title |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
spellingShingle |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada Lopes, Amelia |
title_short |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
title_full |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
title_fullStr |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
title_full_unstemmed |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
title_sort |
A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada |
author |
Lopes, Amelia |
author_facet |
Lopes, Amelia Menezes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Amelia Menezes, Isabel |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649/36828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124 Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124 Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711892183187456 |