A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Amelia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Menezes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649
Resumo: Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.
id UFPR-4_f45bc64b863841d626a18512c65832af
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62649
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduadaEste artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.UFPRLopes, AmeliaMenezes, Isabel2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-1241984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649/36828Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T13:38:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/62649Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-12-14T13:38:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
title A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
spellingShingle A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
Lopes, Amelia
title_short A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
title_full A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
title_fullStr A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
title_full_unstemmed A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
title_sort A construção de si como investigador: reflexões sobre os processos de formação pós-graduada
author Lopes, Amelia
author_facet Lopes, Amelia
Menezes, Isabel
author_role author
author2 Menezes, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Amelia
Menezes, Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo discute os processos envolvidos na formação pós-graduada e o seu papel na construção de um sentido de si como investigador. Tendo como base dados recolhidos junto de estudantes de pós-graduação da Universidade do Porto e a experiência das autoras na direção de programas de pós-graduação em Ciências da educação, analisam-se algumas experiências relevantes do ponto de vista de uma aprendizagem situada da investigação. Atende-se especialmente as formas e dispositivos que envolvem professores, supervisores, colegas e outros investigadores e que podem contribuir para o desenvolvimento progressivo do que-fazer da investigação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62649/36828
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 103-124
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892183187456