Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possenti, Sírio
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098
Resumo: O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos “tradicionais” e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of “traditional” texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting.
id UFPR-4_f4ae441a32b535864ddd801f844cb670
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2098
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentidohipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading. O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos “tradicionais” e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of “traditional” texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-751984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/1750https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/31242Possenti, Sírioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2098Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
title Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
spellingShingle Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
Possenti, Sírio
hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading.
title_short Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
title_full Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
title_fullStr Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
title_full_unstemmed Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
title_sort Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
author Possenti, Sírio
author_facet Possenti, Sírio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possenti, Sírio
dc.subject.por.fl_str_mv hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading.
topic hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading.
description O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos “tradicionais” e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of “traditional” texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/1750
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/31242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897088425984