Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos tradicionais e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of traditional texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting. |
id |
UFPR-4_f4ae441a32b535864ddd801f844cb670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2098 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentidohipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading. O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos tradicionais e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of traditional texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-751984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/1750https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/31242Possenti, Sírioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2098Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
title |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
spellingShingle |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido Possenti, Sírio hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading. |
title_short |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
title_full |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
title_fullStr |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
title_full_unstemmed |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
title_sort |
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido |
author |
Possenti, Sírio |
author_facet |
Possenti, Sírio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possenti, Sírio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading. |
topic |
hipertexto; sentido; autoria; leitura; hypertext; meaning; autorship; reading. |
description |
O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos tradicionais e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição. A little bit skeptic notes about hypertext and sense construction Abstract The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of traditional texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/1750 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2098/31242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 59-75 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897088425984 |