O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216 |
Resumo: | Temos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012 em periódicos classificados como A1 ou A2 pela CAPES. Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas. |
id |
UFPR-4_fb5505d4145c5a5e681cb43faa159b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/48216 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisasEducação; Fundamentos da EducaçãoCrianças; Pesquisa; Estudos sociais da infânciaSociologia da EducaçãoTemos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012 em periódicos classificados como A1 ou A2 pela CAPES. Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas.UFPRCAPESPrado, Renata Lopes Costa2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-230Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-230Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-2301984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216/32185https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216/32742Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/48216Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
title |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
spellingShingle |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas Prado, Renata Lopes Costa Educação; Fundamentos da Educação Crianças; Pesquisa; Estudos sociais da infância Sociologia da Educação |
title_short |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
title_full |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
title_fullStr |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
title_full_unstemmed |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
title_sort |
O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas |
author |
Prado, Renata Lopes Costa |
author_facet |
Prado, Renata Lopes Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Renata Lopes Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação Crianças; Pesquisa; Estudos sociais da infância Sociologia da Educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação Crianças; Pesquisa; Estudos sociais da infância Sociologia da Educação |
description |
Temos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012 em periódicos classificados como A1 ou A2 pela CAPES. Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216/32185 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216/32742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-230 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-230 Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 215-230 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895952818176 |