O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira de Souza, Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cosson, Rildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764
Resumo: Por conta das preocupações pedagógicas com a formação do leitor, a literatura ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental costuma sofrer um processo inadequado de escolarização. Todavia, esse cenário pode ser modificado quando se considera as especificidades do letramento literário. A análise do Cantinho da Leitura como uma prática de letramento literário neste nível de ensino demonstra que, mesmo em atividades tradicionais, é possível encontrar alternativas viáveis para a formação de um leitor literário.
id UFPR-4_fbc565be120749b9220310f445f4465f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/62764
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O Cantinho da Leitura como prática de letramento literárioPor conta das preocupações pedagógicas com a formação do leitor, a literatura ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental costuma sofrer um processo inadequado de escolarização. Todavia, esse cenário pode ser modificado quando se considera as especificidades do letramento literário. A análise do Cantinho da Leitura como uma prática de letramento literário neste nível de ensino demonstra que, mesmo em atividades tradicionais, é possível encontrar alternativas viáveis para a formação de um leitor literário.UFPRJunqueira de Souza, RenataCosson, Rildo2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-109Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-109Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-1091984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764/37186Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T17:32:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/62764Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-01-09T17:32:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
title O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
spellingShingle O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
Junqueira de Souza, Renata
title_short O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
title_full O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
title_fullStr O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
title_full_unstemmed O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
title_sort O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário
author Junqueira de Souza, Renata
author_facet Junqueira de Souza, Renata
Cosson, Rildo
author_role author
author2 Cosson, Rildo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira de Souza, Renata
Cosson, Rildo
dc.subject.none.fl_str_mv


description Por conta das preocupações pedagógicas com a formação do leitor, a literatura ensinada nos anos iniciais do ensino fundamental costuma sofrer um processo inadequado de escolarização. Todavia, esse cenário pode ser modificado quando se considera as especificidades do letramento literário. A análise do Cantinho da Leitura como uma prática de letramento literário neste nível de ensino demonstra que, mesmo em atividades tradicionais, é possível encontrar alternativas viáveis para a formação de um leitor literário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62764/37186
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-109
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-109
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 95-109
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892207304704