La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis da Silva, Ana Tereza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363
Resumo: A datar de sua primeira aparição conceitual em 1972 na Declaração de Estocolmo, resultante da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o campo da Educação Ambiental (EA) tem sido atravessado por uma pluralidade de práticas, discursos e sujeitos.Entre os autores que se ocupam de estudar esse aspecto, parece prevalecer o entendimento de que isso se deve, em boa medida, aos aportes teóricos que os educadores ambientais acionam, desde seus pertencimentos disciplinares, para analisar, prevenir e mitigar os problemas socioambientais de nosso tempo. Ademais, reconhecem que essa pluralidade não é apenas traço marcante de um campo teórico-prático relativamente jovem, mas sim uma de suas características fundamentais, constituindo, portanto, parte inerente de sua identidade e singularidade.
id UFPR-4_fd99562e8bc2e63448221061526f8b61
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38363
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posiblesA datar de sua primeira aparição conceitual em 1972 na Declaração de Estocolmo, resultante da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o campo da Educação Ambiental (EA) tem sido atravessado por uma pluralidade de práticas, discursos e sujeitos.Entre os autores que se ocupam de estudar esse aspecto, parece prevalecer o entendimento de que isso se deve, em boa medida, aos aportes teóricos que os educadores ambientais acionam, desde seus pertencimentos disciplinares, para analisar, prevenir e mitigar os problemas socioambientais de nosso tempo. Ademais, reconhecem que essa pluralidade não é apenas traço marcante de um campo teórico-prático relativamente jovem, mas sim uma de suas características fundamentais, constituindo, portanto, parte inerente de sua identidade e singularidade.UFPRReis da Silva, Ana Tereza2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-168Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-168Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-1681984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363/23614https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363/30616info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:08:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/38363Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:08:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
title La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
spellingShingle La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
Reis da Silva, Ana Tereza
title_short La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
title_full La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
title_fullStr La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
title_full_unstemmed La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
title_sort La construcción del campo de la educación ambiental: análisis, biografias y futuros posibles
author Reis da Silva, Ana Tereza
author_facet Reis da Silva, Ana Tereza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis da Silva, Ana Tereza
dc.subject.none.fl_str_mv


description A datar de sua primeira aparição conceitual em 1972 na Declaração de Estocolmo, resultante da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o campo da Educação Ambiental (EA) tem sido atravessado por uma pluralidade de práticas, discursos e sujeitos.Entre os autores que se ocupam de estudar esse aspecto, parece prevalecer o entendimento de que isso se deve, em boa medida, aos aportes teóricos que os educadores ambientais acionam, desde seus pertencimentos disciplinares, para analisar, prevenir e mitigar os problemas socioambientais de nosso tempo. Ademais, reconhecem que essa pluralidade não é apenas traço marcante de um campo teórico-prático relativamente jovem, mas sim uma de suas características fundamentais, constituindo, portanto, parte inerente de sua identidade e singularidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363/23614
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38363/30616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-168
Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-168
Educar em Revista; v. 30, n. especial 3 (2014); p. 165-168
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897540362240