Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Edival Sebastião
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735
Resumo: O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.
id UFPR-4_fdbcef280ca9a5200760f45eec4825b3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/4735
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychologyRelações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskianaaprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schoolingO artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.The article presents some reflections, on the perspective of the historicalcultural psychology, about the aspect of the time in the learning, above all which is carried out in the school education context. The text focuses the problem of the temporal relations between learning and development. By emphasizing the implications of these relations for the periodization of the scooling, the work rises out some arguments for a questionary of the steady periodization in a year, as one in the serialization, or even of the periodization of more school years, as those we are generally calling in Brazil “the learning cycle”.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-2311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/3660https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/31511Teixeira, Edival Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/4735Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana
title Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
spellingShingle Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
Teixeira, Edival Sebastião
aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling
title_short Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
title_full Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
title_fullStr Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
title_full_unstemmed Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
title_sort Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
author Teixeira, Edival Sebastião
author_facet Teixeira, Edival Sebastião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Edival Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling
topic aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling
description O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/3660
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/31511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894765830144