Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735 |
Resumo: | O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem. |
id |
UFPR-4_fdbcef280ca9a5200760f45eec4825b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/4735 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychologyRelações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskianaaprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schoolingO artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem.The article presents some reflections, on the perspective of the historicalcultural psychology, about the aspect of the time in the learning, above all which is carried out in the school education context. The text focuses the problem of the temporal relations between learning and development. By emphasizing the implications of these relations for the periodization of the scooling, the work rises out some arguments for a questionary of the steady periodization in a year, as one in the serialization, or even of the periodization of more school years, as those we are generally calling in Brazil the learning cycle.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-2311984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/3660https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/31511Teixeira, Edival Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/4735Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana |
title |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
spellingShingle |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology Teixeira, Edival Sebastião aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling |
title_short |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
title_full |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
title_fullStr |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
title_full_unstemmed |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
title_sort |
Temporal relations between learning and development periodization of the schooling: reflections on the perspective of the vygotskyan psychology |
author |
Teixeira, Edival Sebastião |
author_facet |
Teixeira, Edival Sebastião |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Edival Sebastião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling |
topic |
aprendizagem e desenvolvimento; periodização da escolarização; Vigotski; learning and development; periodization of the schooling |
description |
O artigo apresenta algumas reflexões, na perspectiva da psicologia histórico- cultural, sobre o aspecto do tempo na aprendizagem, sobretudo a que se processa no contexto da educação escolar. O texto foca o problema das relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento. Ao enfatizar implicações dessas relações para a periodização da escolarização, o trabalho levanta alguns argumentos para um questionamento das periodizações estanques de um ano, como a da seriação, ou mesmo das periodizações de mais anos letivos, como as que vêm sendo chamadas genericamente no Brasil de ciclo de aprendizagem. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/3660 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735/31511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231 Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231 Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 215-231 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894765830144 |