Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722 |
Resumo: | A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação. |
id |
UFPR-4_ffb668ed9d21d95d7905a96b7d98a421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/4722 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaçoYoung culture communication processes in cyberspace social neteducação; tecnologia e cultura; education; technology and cultureA difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-1451984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/3650https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/31506Dias, Ângela Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/4722Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço Young culture communication processes in cyberspace social net |
title |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
spellingShingle |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço Dias, Ângela Correia educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture |
title_short |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
title_full |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
title_fullStr |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
title_full_unstemmed |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
title_sort |
Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço |
author |
Dias, Ângela Correia |
author_facet |
Dias, Ângela Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ângela Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture |
topic |
educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture |
description |
A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/3650 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/31506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145 Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145 Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898157973504 |