Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ângela Correia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722
Resumo: A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.
id UFPR-4_ffb668ed9d21d95d7905a96b7d98a421
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/4722
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaçoYoung culture communication processes in cyberspace social neteducação; tecnologia e cultura; education; technology and cultureA difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.The diffusion of new technologies in education, mainly, the Internet, has been drawing educators towards a review on categories and concepts, monolitic and redutionist, given by traditional education. The new approach leads to the construction of a new model in which educators reflect critically upon complex and dynamic communication processes represented, mainly, by the hypertextual logic. The site Bocada Forte, our object of study, points to a re-arrangement of human communication based on dialogue and plurality, as opposed to the univocal and monological communication of tradicional education, characterized by the lack of autonomy and creativity.UFPR2005-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-1451984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/3650https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/31506Dias, Ângela Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:13:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/4722Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:13:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
Young culture communication processes in cyberspace social net
title Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
spellingShingle Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
Dias, Ângela Correia
educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture
title_short Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_full Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_fullStr Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_full_unstemmed Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
title_sort Processos comunicacionais da cultura jovem na rede social do ciberespaço
author Dias, Ângela Correia
author_facet Dias, Ângela Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ângela Correia
dc.subject.por.fl_str_mv educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture
topic educação; tecnologia e cultura; education; technology and culture
description A difusão das novas tecnologias na educação, sobretudo a Internet, vem nos forçando a revisar categorias e conceitos monolíticos e reducionistas da educação tradicional, apontando para a construção de um novo modelo que nos remeta a uma visão bem mais complexa e dinâmica dos processos comunicacionais, representada, principalmente, pela lógica hipertextual. O site Bocada Forte, nosso objeto de estudo, aponta para uma re-configuração da comunicação humana, baseada no diálogo e na pluralidade, em oposição à comunicação unívoca e monológica da educação tradicional - marcada pela falta de autonomia e criação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/3650
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4722/31506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145
Educar em Revista; v. 21, n. 26 (2005); p. 131-145
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898157973504