Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedra, José Alberto
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998
Resumo: Este artigo está inteiramente lastreado em dados obtidos em um estudo de caso desenvolvido junto a uma comunidade de trabalhadores rurais ao sul do Estado do Espírito Santo. O estudo de caso tinha duplo objetivo: a) verificar, investigando um objeto social específico – no caso, a educação escolar no meio rural –, as hipóteses sugeridas por Moscovici (1961), Herzlich (1969) e Kaes (1968) em seus estudos sobre a representação social; e b) como decorrência, tinha-se também por objetivo descrever a representação da educação escolar tal como se organiza e se manifesta no discurso do trabalhador rural. Pretende-se, com este artigo, expor de forma sumária o que se conseguiu em torno do segundo objetivo.
id UFPR-4_ffe6e0b6edfd14e94e1080d1ab924bb7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35998
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio ruralEducaçãoEducaçãoEducaçãoEste artigo está inteiramente lastreado em dados obtidos em um estudo de caso desenvolvido junto a uma comunidade de trabalhadores rurais ao sul do Estado do Espírito Santo. O estudo de caso tinha duplo objetivo: a) verificar, investigando um objeto social específico – no caso, a educação escolar no meio rural –, as hipóteses sugeridas por Moscovici (1961), Herzlich (1969) e Kaes (1968) em seus estudos sobre a representação social; e b) como decorrência, tinha-se também por objetivo descrever a representação da educação escolar tal como se organiza e se manifesta no discurso do trabalhador rural. Pretende-se, com este artigo, expor de forma sumária o que se conseguiu em torno do segundo objetivo.UFPRPedra, José Alberto1982-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-89Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-89Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998/22189https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998/30424info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:13:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/35998Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:13:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
title Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
spellingShingle Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
Pedra, José Alberto
Educação
Educação
Educação
title_short Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
title_full Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
title_fullStr Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
title_full_unstemmed Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
title_sort Uma contribuição ao estudo da representação social da educação escolar no meio rural
author Pedra, José Alberto
author_facet Pedra, José Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedra, José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
Educação
topic Educação
Educação
Educação
description Este artigo está inteiramente lastreado em dados obtidos em um estudo de caso desenvolvido junto a uma comunidade de trabalhadores rurais ao sul do Estado do Espírito Santo. O estudo de caso tinha duplo objetivo: a) verificar, investigando um objeto social específico – no caso, a educação escolar no meio rural –, as hipóteses sugeridas por Moscovici (1961), Herzlich (1969) e Kaes (1968) em seus estudos sobre a representação social; e b) como decorrência, tinha-se também por objetivo descrever a representação da educação escolar tal como se organiza e se manifesta no discurso do trabalhador rural. Pretende-se, com este artigo, expor de forma sumária o que se conseguiu em torno do segundo objetivo.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998/22189
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35998/30424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-89
Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-89
Educar em Revista; v. 2, n. 2 (1982); p. 65-89
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893499150336