Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147 |
Resumo: | Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação. |
id |
UFPR-6_0b29f8f5c841369278ced2011de84183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76147 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19Teaching in critical times: the creation of a podcast for the promotion of teachers’ critical dialogue in the context of the covid-19 pandemicEducação: Ensino-AprendizagemPodcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo CríticoEducation: Teaching-LearningPodcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogueIntrodução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.Introduction: Considering the challenges brought by the Covid-19 pandemic to the educational scenario, the Teaching in Critical Times podcast was created aiming at contributing to the process of reflection-action by promoting spaces of critical dialogue among educators. Method: Nine episodes were produced and distributed online through free streaming platforms, in which educators from different areas and with different professional backgrounds participated, discussing themes considered relevant to the current context. Results: The podcast seems to have promoted spaces for critical dialogue not only through discussion among the episode participants but also through critical reflection from the audience, which may indicate impacts the project has had on the development of critical consciousness. Conclusions: The project seems to emphasize the importance of Critical Pedagogy and Public Pedagogy in promoting citizen science, that is, in the development of scientific knowledge that is collective, contextualized, political and reflexive, derived from the critical process of reflection-action.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRUniversidade Federal de Santa CatarinaInstituto Federal de Santa CatarinaUnited States-Brazil Exchange Alumni AssociationEmbaixada dos Estados Unidos no BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaInstituto Federal de Santa CatarinaUnited States-Brazil Exchange Alumni AssociationEmbaixada dos Estados Unidos no BrasilFarias, Priscila FabianeSilva, Leonardo da2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7614710.5380/atoz.v9i2.76147AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 2332237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147/42602BrasilDireitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76147Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 Teaching in critical times: the creation of a podcast for the promotion of teachers’ critical dialogue in the context of the covid-19 pandemic |
title |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 Farias, Priscila Fabiane Educação: Ensino-Aprendizagem Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico Education: Teaching-Learning Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue |
title_short |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19 |
author |
Farias, Priscila Fabiane |
author_facet |
Farias, Priscila Fabiane Silva, Leonardo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leonardo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Santa Catarina United States-Brazil Exchange Alumni Association Embaixada dos Estados Unidos no Brasil Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Federal de Santa Catarina United States-Brazil Exchange Alumni Association Embaixada dos Estados Unidos no Brasil |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Priscila Fabiane Silva, Leonardo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação: Ensino-Aprendizagem Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico Education: Teaching-Learning Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue |
topic |
Educação: Ensino-Aprendizagem Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico Education: Teaching-Learning Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue |
description |
Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático 2020 |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147 10.5380/atoz.v9i2.76147 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v9i2.76147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147/42602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233 2237-826X 10.5380/atoz.v9i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795048951808 |