Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Priscila Fabiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Leonardo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147
Resumo: Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.
id UFPR-6_0b29f8f5c841369278ced2011de84183
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76147
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19Teaching in critical times: the creation of a podcast for the promotion of teachers’ critical dialogue in the context of the covid-19 pandemicEducação: Ensino-AprendizagemPodcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo CríticoEducation: Teaching-LearningPodcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogueIntrodução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.Introduction: Considering the challenges brought by the Covid-19 pandemic to the educational scenario, the Teaching in Critical Times podcast was created aiming at contributing to the process of reflection-action by promoting spaces of critical dialogue among educators. Method: Nine episodes were produced and distributed online through free streaming platforms, in which educators from different areas and with different professional backgrounds participated, discussing themes considered relevant to the current context. Results: The podcast seems to have promoted spaces for critical dialogue not only through discussion among the episode participants but also through critical reflection from the audience, which may indicate impacts the project has had on the development of critical consciousness. Conclusions: The project seems to emphasize the importance of Critical Pedagogy and Public Pedagogy in promoting citizen science, that is, in the development of scientific knowledge that is collective, contextualized, political and reflexive, derived from the critical process of reflection-action.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRUniversidade Federal de Santa CatarinaInstituto Federal de Santa CatarinaUnited States-Brazil Exchange Alumni AssociationEmbaixada dos Estados Unidos no BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaInstituto Federal de Santa CatarinaUnited States-Brazil Exchange Alumni AssociationEmbaixada dos Estados Unidos no BrasilFarias, Priscila FabianeSilva, Leonardo da2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7614710.5380/atoz.v9i2.76147AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 2332237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147/42602BrasilDireitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76147Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
Teaching in critical times: the creation of a podcast for the promotion of teachers’ critical dialogue in the context of the covid-19 pandemic
title Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
spellingShingle Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
Farias, Priscila Fabiane
Educação: Ensino-Aprendizagem
Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico
Education: Teaching-Learning
Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue
title_short Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
title_full Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
title_fullStr Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
title_sort Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19
author Farias, Priscila Fabiane
author_facet Farias, Priscila Fabiane
Silva, Leonardo da
author_role author
author2 Silva, Leonardo da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de Santa Catarina
United States-Brazil Exchange Alumni Association
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de Santa Catarina
United States-Brazil Exchange Alumni Association
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Priscila Fabiane
Silva, Leonardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação: Ensino-Aprendizagem
Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico
Education: Teaching-Learning
Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue
topic Educação: Ensino-Aprendizagem
Podcast; Pedagogia Crítica; Pedagogia Pública; Diálogo Crítico
Education: Teaching-Learning
Podcast; Critical pedagogy; Public pedagogy; Critical dialogue
description Introdução: Tendo em vista os desafios que o contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para a área educacional, o podcast intitulado Teaching in Critical Times (ou “Ensino em Tempos Críticos”) foi criado com o objetivo de contribuir com o processo de reflexão-ação através da promoção de espaços de diálogo crítico entre educadores. Método: Para atingir o objetivo posto, foram produzidos nove episódios – disponibilizados online de forma gratuita, com a participação de profissionais da educação advindos de diferentes áreas do saber e com diferentes experiências profissionais – que discutiram temáticas relevantes ao contexto. Resultados: O podcast parece ter promovido espaços de diálogo crítico não apenas por meio das discussões entre os participantes dos episódios, mas também por meio da reflexão crítica de ouvintes, tendo assim possíveis impactos na promoção do desenvolvimento de consciência crítica. Conclusão: O projeto aponta para a importância que a Pedagogia Crítica e a Pedagogia Pública têm na promoção da ciência cidadã, isto é, na construção de um conhecimento científico que seja coletivo, contextualizado, político e reflexivo, originado no processo crítico da reflexão-ação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático 2020
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147
10.5380/atoz.v9i2.76147
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v9i2.76147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76147/42602
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil





dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 229 - 233
2237-826X
10.5380/atoz.v9i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276795048951808