Gestão do conhecimento e gestão por competências: estudo de caso no arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57875 |
Resumo: | Introdução: A pesquisa analisou a importância das competências exigidas para aplicação da gestão do conhecimento no Arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina. Método: foi utilizado o estudo de caso, aplicando-se como fontes de evidência para coleta de dados o questionário com os servidores do Arquivo, observação direta e análise da documentação. Resultados: evidenciou-se que as atividades no Arquivo são rotineiras e muitas baseadas na legislação do judiciário, o que prejudica o desenvolvimento de ideias que criem um ambiente gerador de conhecimento. Em relação às competências comportamentais, verificou-se uma ordem de importância, apresentadas da mais para menos importante: autoconsciência, empatia, automotivação, autocontrole, e comunicação. Conclusão: embora os servidores desempenhem algumas das atividades voltadas à gestão do conhecimento, elas não são registradas, visto que o foco das atividades realizadas no Arquivo está voltado para ações relacionadas a normas e leis que regem tais atividades. |
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Gestão do conhecimento e gestão por competências: estudo de caso no arquivo da Justiça do Trabalho de LondrinaCiência da Informação; Gestão do ConhecimentoGestão do Conhecimento. Gestão por Competências. Arquivo. Justiça do Trabalho.Introdução: A pesquisa analisou a importância das competências exigidas para aplicação da gestão do conhecimento no Arquivo da Justiça do Trabalho de Londrina. Método: foi utilizado o estudo de caso, aplicando-se como fontes de evidência para coleta de dados o questionário com os servidores do Arquivo, observação direta e análise da documentação. Resultados: evidenciou-se que as atividades no Arquivo são rotineiras e muitas baseadas na legislação do judiciário, o que prejudica o desenvolvimento de ideias que criem um ambiente gerador de conhecimento. Em relação às competências comportamentais, verificou-se uma ordem de importância, apresentadas da mais para menos importante: autoconsciência, empatia, automotivação, autocontrole, e comunicação. Conclusão: embora os servidores desempenhem algumas das atividades voltadas à gestão do conhecimento, elas não são registradas, visto que o foco das atividades realizadas no Arquivo está voltado para ações relacionadas a normas e leis que regem tais atividades.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRRamirez Bernal, Diana MarcelaMolina, Leticia Gorri2019-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/5787510.5380/atoz.v6i2.57875AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 4-13AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 4-13AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 4-132237-826X10.5380/atoz.v6i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57875/37087https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57875/38061Direitos autorais 2019 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-11T14:53:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/57875Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2019-04-11T14:53:07AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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