Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez Cascante, Lucila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cebrián, Manuel, Raposo, Manuela, Barrio, Brenda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774
Resumo: Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores.
id UFPR-6_1866d9b5ab87d117c12e04d046cf47db
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/78774
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Teachers' attitudes toward Personalized Learning EnvironmentsAtitudes dos professores em relação a ambientes de aprendizagem personalizadosEducation, Educational TechnologyDigital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE.Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE.Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores.Introduction: Teachers' attitude towards digital resources is a reliable predictor of how they will use technology in a pedagogical context. The purpose of this study was to identify the attitudes of teachers towards personalized learning environments (PLE) and factors that determine their acceptance or rejection to these new contexts.  Methodology: The survey technique was applied to collect sample data using an instrument, which contains two scales, one to measure attitudes toward technology and the other to determine attitudes towards personalized learning environments, as well as a third section to collect participants´ demographic data. Results: Outcomes of one-way ANOVAs of 334 teachers who were enrolled in the master’s degree of education programs in Ecuador confirm that teachers have a positive attitude towards PLE, at a higher or lower level depending on their knowledge or use of PLE. Conclusions: Inferences can be made that PLE can be an important pedagogical strategy as long as teachers' attitudes, experiences and knowledge are considered.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRPérez Cascante, LucilaCebrián, ManuelRaposo, ManuelaBarrio, Brenda2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresDescriptive, quantitative studyapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7877410.5380/atoz.v10i2.78774AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 1062237-826X10.5380/atoz.v10i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRenghttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774/43812Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-07T21:06:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/78774Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2022-01-07T21:06:51AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
Atitudes dos professores em relação a ambientes de aprendizagem personalizados
title Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
spellingShingle Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
Pérez Cascante, Lucila
Education, Educational Technology
Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE.
Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE.
title_short Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
title_full Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
title_fullStr Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
title_full_unstemmed Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
title_sort Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
author Pérez Cascante, Lucila
author_facet Pérez Cascante, Lucila
Cebrián, Manuel
Raposo, Manuela
Barrio, Brenda
author_role author
author2 Cebrián, Manuel
Raposo, Manuela
Barrio, Brenda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez Cascante, Lucila
Cebrián, Manuel
Raposo, Manuela
Barrio, Brenda
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Education, Educational Technology
Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE.
Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE.
topic Education, Educational Technology
Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE.
Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE.
description Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
Descriptive, quantitative study
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774
10.5380/atoz.v10i2.78774
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v10i2.78774
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774/43812
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106
2237-826X
10.5380/atoz.v10i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276795683340288