Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774 |
Resumo: | Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores. |
id |
UFPR-6_1866d9b5ab87d117c12e04d046cf47db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/78774 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning EnvironmentsAtitudes dos professores em relação a ambientes de aprendizagem personalizadosEducation, Educational TechnologyDigital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE.Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE.Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores.Introduction: Teachers' attitude towards digital resources is a reliable predictor of how they will use technology in a pedagogical context. The purpose of this study was to identify the attitudes of teachers towards personalized learning environments (PLE) and factors that determine their acceptance or rejection to these new contexts. Methodology: The survey technique was applied to collect sample data using an instrument, which contains two scales, one to measure attitudes toward technology and the other to determine attitudes towards personalized learning environments, as well as a third section to collect participants´ demographic data. Results: Outcomes of one-way ANOVAs of 334 teachers who were enrolled in the master’s degree of education programs in Ecuador confirm that teachers have a positive attitude towards PLE, at a higher or lower level depending on their knowledge or use of PLE. Conclusions: Inferences can be made that PLE can be an important pedagogical strategy as long as teachers' attitudes, experiences and knowledge are considered.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRPérez Cascante, LucilaCebrián, ManuelRaposo, ManuelaBarrio, Brenda2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresDescriptive, quantitative studyapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7877410.5380/atoz.v10i2.78774AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 1062237-826X10.5380/atoz.v10i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRenghttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774/43812Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-07T21:06:51Zoai:revistas.ufpr.br:article/78774Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2022-01-07T21:06:51AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments Atitudes dos professores em relação a ambientes de aprendizagem personalizados |
title |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
spellingShingle |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments Pérez Cascante, Lucila Education, Educational Technology Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE. Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE. |
title_short |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
title_full |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
title_fullStr |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
title_full_unstemmed |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
title_sort |
Teachers' attitudes toward Personalized Learning Environments |
author |
Pérez Cascante, Lucila |
author_facet |
Pérez Cascante, Lucila Cebrián, Manuel Raposo, Manuela Barrio, Brenda |
author_role |
author |
author2 |
Cebrián, Manuel Raposo, Manuela Barrio, Brenda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez Cascante, Lucila Cebrián, Manuel Raposo, Manuela Barrio, Brenda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education, Educational Technology Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE. Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE. |
topic |
Education, Educational Technology Digital environments; Attitudes; Personal learning environments; PLE. Ambientes digitais; Atitudes; Ambientes de aprendizagem pessoal; PLE. |
description |
Introdução: A atitude dos professores em relação aos recursos digitais é um indicador confiável de como eles usarão a tecnologia em um contexto pedagógico. O objetivo deste estudo foi identificar as atitudes dos professores em relação aos ambientes de aprendizagem personalizados (PLE) e os fatores que determinam a sua aceitação ou rejeição a estes novos contextos. Metodologia: A técnica de pesquisa foi aplicada para coletar dados amostrais por meio de um instrumento que contém duas escalas, uma para medir atitudes em relação à tecnologia e outra para determinar atitudes em relação a ambientes de aprendizagem personalizados, além de uma terceira seção para coletar dados demográficos dos participantes. Resultados: os resultados de ANOVAs unilaterais de 334 professores matriculados em programas de mestrado em educação no Equador confirmam que os professores têm uma atitude positiva em relação ao PLE, em um nível superior ou inferior, dependendo de seu conhecimento ou uso do PLE. Conclusões: Pode-se inferir que o PLE pode ser uma estratégia pedagógica importante, desde que sejam consideradas as atitudes, experiências e conhecimentos dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artículo evaluado por pares Avaliado pelos pares Descriptive, quantitative study |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774 10.5380/atoz.v10i2.78774 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v10i2.78774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/78774/43812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 10, n. 2 (2021): maio/ago.; 97 - 106 2237-826X 10.5380/atoz.v10i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795683340288 |