MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Ricardo Alexandre
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Clarisse Ferrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318
Resumo: Introdução: A implantação de novas metodologias de ensino traz consigo uma proposta de evolução dos modelos tradicionais de ensino, os quais têm se mostrado menos eficientes em decorrência da evolução da sociedade e do uso da tecnologia. Esta inadequação educacional incentivou a construção de uma proposta que condensa as etapas da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas a qual foi testada na criação de uma ontologia de domínio definida pelo tutor do processo de ensino/aprendizagem.  O objetivo do artigo é apresentar uma metodologia compatível com uma realidade dinâmica existente em disciplinas e aulas que enfocam sistemas de informação, procedendo a uma avaliação com o grupo de alunos envolvido no experimento. Método: Apresentam-se as principais características e etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas, as quais foram ajustadas na proposta MaTUTO (Mapear, TUtoriar e Traduzir em Ontologia) aplicada a grupos de alunos de graduação. Resultados: Foi possível desenvolver uma proposta metodológica que adapta e condensa os passos originais da Aprendizagem Baseada em Problemas como apoio às dinâmicas existentes em disciplinas ministradas nos cursos de Sistemas de Informação. A ontologia foi construída a contento e a avaliação do processo oferece resultados animadores. Conclusão: Para a temática indicada - a ontologia de domínio – a proposta metodológica alternativa permitiu aos alunos não apenas a assimilação dos conceitos envolvidos na Aprendizagem Baseada em Problemas, como resultou em um produto de organização da informação, ou seja, a ontologia.
id UFPR-6_44d0702a20795343035990c777110fad
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/41318
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologiasMaTUTO: enfoque de aprendizaje basado en problemas aplicado a un caso de enseñanza de ontologíaMaTUTO: a problem-based learning approach applied to an ontology teaching caseCiencias de la Computación: sistemas de computación, ciencias de la información: técnicas de recuperación de información; Educación: Métodos y técnicas de enseñanzaAprendizaje basado en problemas; Metodología de enseñanza; Proceso de enseñanza-aprendizaje; Ontología; Sistemas de InformaciónComputação: sistemas de computação; Ciência da Informação: técnicas de recuperação da informação; Educação: métodos e técnicas de ensinoAprendizagem baseada em problemas; Metodologia do ensino; Processo ensino-aprendizagem; Ontologia; Sistemas de informaçãoComputer Sciences: computing systems, information science: information retrieval techniques; Education: Methods and techniques for teachingProblem-based learning; Teaching methodology; Teaching-learning process; Ontology; Information SystemsIntrodução: A implantação de novas metodologias de ensino traz consigo uma proposta de evolução dos modelos tradicionais de ensino, os quais têm se mostrado menos eficientes em decorrência da evolução da sociedade e do uso da tecnologia. Esta inadequação educacional incentivou a construção de uma proposta que condensa as etapas da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas a qual foi testada na criação de uma ontologia de domínio definida pelo tutor do processo de ensino/aprendizagem.  O objetivo do artigo é apresentar uma metodologia compatível com uma realidade dinâmica existente em disciplinas e aulas que enfocam sistemas de informação, procedendo a uma avaliação com o grupo de alunos envolvido no experimento. Método: Apresentam-se as principais características e etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas, as quais foram ajustadas na proposta MaTUTO (Mapear, TUtoriar e Traduzir em Ontologia) aplicada a grupos de alunos de graduação. Resultados: Foi possível desenvolver uma proposta metodológica que adapta e condensa os passos originais da Aprendizagem Baseada em Problemas como apoio às dinâmicas existentes em disciplinas ministradas nos cursos de Sistemas de Informação. A ontologia foi construída a contento e a avaliação do processo oferece resultados animadores. Conclusão: Para a temática indicada - a ontologia de domínio – a proposta metodológica alternativa permitiu aos alunos não apenas a assimilação dos conceitos envolvidos na Aprendizagem Baseada em Problemas, como resultou em um produto de organização da informação, ou seja, a ontologia.Introducción: La introducción de nuevas metodologías de enseñanza permite aportar propuestas para la evolución de los modelos tradicionales de enseñanza, los cuales han demostrado ser menos eficientes debido a la evolución de la sociedad y el uso de la tecnología. Esta insuficiencia educativa alientó la construcción de una propuesta que condensa las etapas de la metodología de aprendizaje basado en problemas, la cual fue probada con la creación de una ontología de dominio definida por un tutor responsable de la actividad de enseñanza/aprendizaje. El artículo objetiva presentar una metodología compatible con una realidad dinámica que tiene lugar en clases de sistemas de información. A los estudiantes involucrados en el experimento también se les invitó a evaluar la experiencia. Método: Se presentan las principales características y los pasos de la metodología de aprendizaje basado en problemas, ajustadas en una propuesta llamada MaTUTO (Mapeo, TUutoría y Traducción en Ontología), que se aplicó a los estudiantes de pregrado. Resultados: Fue posible aplicar la metodología adaptada como apoyo a temas que se imparten en los cursos de Sistemas de Información. La ontología creada fue considerada satisfactoria, así como los resultados procedentes de la evaluación de los alumnos fueron alentadores. Conclusión: Sobre el tema - la ontología de dominio - la propuesta metodológica alternativa permitió a los estudiantes no sólo a comprender los conceptos involucrados en el enfoque de aprendizaje basado en problemas, sino que también tuvo un resultado de producto de información: la propia ontología.Introduction: The introduction of new teaching methodologies brings a proposal for the evolution of traditional teaching models, which have been shown to be less efficient due to the evolution of society and the use of technology. This inadequacy educational encouraged the construction of a proposal that condenses the steps of the Problem-Based Learning methodology, which was tested in the creation of a domain ontology defined by a tutor responsible for the teaching/learning activity. The article aims to present a methodology compatible with a dynamic reality that takes place at information systems disciplines and classes. The students involved in the experiment were also invited to evaluate the experience. Method: It presents the main features and steps of the Problem-Based Learning methodology, adjusted in the proposed MaTUTO (Map, TUtoring and Translate in Ontology), which was applied to undergraduate students. Results: It was possible to apply a methodology that adapts and condenses the original steps of the Problem-Based Learning approach as a support to subjects taught at Information Systems courses. The ontology was built and found satisfactory, as well as the results, coming from the students’ evaluation, were encouraging. Conclusion: Concerning the theme - the domain ontology - the alternative methodological proposal allowed the students not only to grasp the concepts involved in the Problem-Based Learning approach, but also had an information product outcome: the ontology itself. Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRFundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), concessão IBPG-0499-1.03/11Afonso, Ricardo AlexandrePereira, Clarisse Ferrão2013-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresinvestigación cualitativa; caso de estudioAvaliado pelos paresEstudo qualitativo; Estudo de casoqualitative study, case studytext/htmlapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/4131810.5380/atoz.v2i1.41318AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-43AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-43AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-432237-826X10.5380/atoz.v2i1reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25254https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25255https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25256Brasil; universidad2008grado de instrucciónBrazil; University2008level of educationBrasil; universidade2008grau de instruçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-03T14:56:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/41318Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2017-11-03T14:56:07AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
MaTUTO: enfoque de aprendizaje basado en problemas aplicado a un caso de enseñanza de ontología
MaTUTO: a problem-based learning approach applied to an ontology teaching case
title MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
spellingShingle MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
Afonso, Ricardo Alexandre
Ciencias de la Computación: sistemas de computación, ciencias de la información: técnicas de recuperación de información; Educación: Métodos y técnicas de enseñanza
Aprendizaje basado en problemas; Metodología de enseñanza; Proceso de enseñanza-aprendizaje; Ontología; Sistemas de Información
Computação: sistemas de computação; Ciência da Informação: técnicas de recuperação da informação; Educação: métodos e técnicas de ensino
Aprendizagem baseada em problemas; Metodologia do ensino; Processo ensino-aprendizagem; Ontologia; Sistemas de informação
Computer Sciences: computing systems, information science: information retrieval techniques; Education: Methods and techniques for teaching
Problem-based learning; Teaching methodology; Teaching-learning process; Ontology; Information Systems
title_short MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
title_full MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
title_fullStr MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
title_full_unstemmed MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
title_sort MaTUTO: adaptação da metodologia de aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de ontologias
author Afonso, Ricardo Alexandre
author_facet Afonso, Ricardo Alexandre
Pereira, Clarisse Ferrão
author_role author
author2 Pereira, Clarisse Ferrão
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), concessão IBPG-0499-1.03/11
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Ricardo Alexandre
Pereira, Clarisse Ferrão
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencias de la Computación: sistemas de computación, ciencias de la información: técnicas de recuperación de información; Educación: Métodos y técnicas de enseñanza
Aprendizaje basado en problemas; Metodología de enseñanza; Proceso de enseñanza-aprendizaje; Ontología; Sistemas de Información
Computação: sistemas de computação; Ciência da Informação: técnicas de recuperação da informação; Educação: métodos e técnicas de ensino
Aprendizagem baseada em problemas; Metodologia do ensino; Processo ensino-aprendizagem; Ontologia; Sistemas de informação
Computer Sciences: computing systems, information science: information retrieval techniques; Education: Methods and techniques for teaching
Problem-based learning; Teaching methodology; Teaching-learning process; Ontology; Information Systems
topic Ciencias de la Computación: sistemas de computación, ciencias de la información: técnicas de recuperación de información; Educación: Métodos y técnicas de enseñanza
Aprendizaje basado en problemas; Metodología de enseñanza; Proceso de enseñanza-aprendizaje; Ontología; Sistemas de Información
Computação: sistemas de computação; Ciência da Informação: técnicas de recuperação da informação; Educação: métodos e técnicas de ensino
Aprendizagem baseada em problemas; Metodologia do ensino; Processo ensino-aprendizagem; Ontologia; Sistemas de informação
Computer Sciences: computing systems, information science: information retrieval techniques; Education: Methods and techniques for teaching
Problem-based learning; Teaching methodology; Teaching-learning process; Ontology; Information Systems
description Introdução: A implantação de novas metodologias de ensino traz consigo uma proposta de evolução dos modelos tradicionais de ensino, os quais têm se mostrado menos eficientes em decorrência da evolução da sociedade e do uso da tecnologia. Esta inadequação educacional incentivou a construção de uma proposta que condensa as etapas da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas a qual foi testada na criação de uma ontologia de domínio definida pelo tutor do processo de ensino/aprendizagem.  O objetivo do artigo é apresentar uma metodologia compatível com uma realidade dinâmica existente em disciplinas e aulas que enfocam sistemas de informação, procedendo a uma avaliação com o grupo de alunos envolvido no experimento. Método: Apresentam-se as principais características e etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas, as quais foram ajustadas na proposta MaTUTO (Mapear, TUtoriar e Traduzir em Ontologia) aplicada a grupos de alunos de graduação. Resultados: Foi possível desenvolver uma proposta metodológica que adapta e condensa os passos originais da Aprendizagem Baseada em Problemas como apoio às dinâmicas existentes em disciplinas ministradas nos cursos de Sistemas de Informação. A ontologia foi construída a contento e a avaliação do processo oferece resultados animadores. Conclusão: Para a temática indicada - a ontologia de domínio – a proposta metodológica alternativa permitiu aos alunos não apenas a assimilação dos conceitos envolvidos na Aprendizagem Baseada em Problemas, como resultou em um produto de organização da informação, ou seja, a ontologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
investigación cualitativa; caso de estudio
Avaliado pelos pares
Estudo qualitativo; Estudo de caso
qualitative study, case study
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318
10.5380/atoz.v2i1.41318
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v2i1.41318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25254
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25255
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41318/25256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
application/epub+zip
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; universidad
2008
grado de instrucción
Brazil; University
2008
level of education
Brasil; universidade
2008
grau de instrução
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-43
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-43
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 2, n. 1 (2013): jan./jun.; 34-43
2237-826X
10.5380/atoz.v2i1
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276796372254720