SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzo, Juliane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmiguel, Kelli, Suarez, Roselaine (Mana) Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279
Resumo: Introdução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19.  Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos.
id UFPR-6_50946b29dbf864f8478723ffc70e12aa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/76279
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19Antropologia: Antropologia UrbanaCovid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência abertaIntrodução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19.  Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos.Introduction: The paper presents an experience report about the project “School in quarantine: an anthropological archive of educational memories”, originated in April 2020 and hosted on a virtual platform. This initiative has the aim of promoting social learning, the management of knowledge, as well as open and citizen science, during the period of the emergency remote teaching in Brazil, in the face of the Covid-19 pandemic. Method: The project is operationalized based on an ethnographic inspiration, which comes from its origins in the Anthropology of Education as a disciplinary subfield. Results: The initiative reached the mark of five hundred participants and has already generated more than a hundred shared contents. Also, it has achieved repercussions in the media. Conclusion: The expectation is that the project will be continued as long as the emergency remote education. Furthermore, in the future, it is expected that the virtual boundaries will be crossed  to democratize the knowledge accumulated in other formats.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRBazzo, JulianeSchmiguel, KelliSuarez, Roselaine (Mana) Lucena2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020Inspiração etnográficaapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7627910.5380/atoz.v9i2.76279AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 2402237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279/42603Comunidades escolares; BrasilPandemia de Covid-19Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76279Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19
title SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
spellingShingle SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
Bazzo, Juliane
Antropologia: Antropologia Urbana
Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta
title_short SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_full SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_fullStr SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_full_unstemmed SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
title_sort SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
author Bazzo, Juliane
author_facet Bazzo, Juliane
Schmiguel, Kelli
Suarez, Roselaine (Mana) Lucena
author_role author
author2 Schmiguel, Kelli
Suarez, Roselaine (Mana) Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Bazzo, Juliane
Schmiguel, Kelli
Suarez, Roselaine (Mana) Lucena
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia: Antropologia Urbana
Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta
topic Antropologia: Antropologia Urbana
Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta
description Introdução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19.  Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático 2020
Inspiração etnográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279
10.5380/atoz.v9i2.76279
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v9i2.76279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279/42603
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


Comunidades escolares; Brasil
Pandemia de Covid-19

dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240
2237-826X
10.5380/atoz.v9i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276795073069056