SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279 |
Resumo: | Introdução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19. Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos. |
id |
UFPR-6_50946b29dbf864f8478723ffc70e12aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76279 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19Antropologia: Antropologia UrbanaCovid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência abertaIntrodução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19. Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos.Introduction: The paper presents an experience report about the project “School in quarantine: an anthropological archive of educational memories”, originated in April 2020 and hosted on a virtual platform. This initiative has the aim of promoting social learning, the management of knowledge, as well as open and citizen science, during the period of the emergency remote teaching in Brazil, in the face of the Covid-19 pandemic. Method: The project is operationalized based on an ethnographic inspiration, which comes from its origins in the Anthropology of Education as a disciplinary subfield. Results: The initiative reached the mark of five hundred participants and has already generated more than a hundred shared contents. Also, it has achieved repercussions in the media. Conclusion: The expectation is that the project will be continued as long as the emergency remote education. Furthermore, in the future, it is expected that the virtual boundaries will be crossed to democratize the knowledge accumulated in other formats.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRBazzo, JulianeSchmiguel, KelliSuarez, Roselaine (Mana) Lucena2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020Inspiração etnográficaapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7627910.5380/atoz.v9i2.76279AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 2402237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279/42603Comunidades escolares; BrasilPandemia de Covid-19Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76279Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC ‘Escola em Quarentena’: um projeto de registro antropológico de memórias educacionais durante a pandemia da Covid-19 |
title |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
spellingShingle |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC Bazzo, Juliane Antropologia: Antropologia Urbana Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta |
title_short |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
title_full |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
title_fullStr |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
title_full_unstemmed |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
title_sort |
SCHOOL IN QUARANTINE: A PROJECT FOR THE ANTHROPOLOGICAL ARCHIVE OF EDUCATIONAL MEMORIES DURING THE COVID-19 PANDEMIC |
author |
Bazzo, Juliane |
author_facet |
Bazzo, Juliane Schmiguel, Kelli Suarez, Roselaine (Mana) Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Schmiguel, Kelli Suarez, Roselaine (Mana) Lucena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazzo, Juliane Schmiguel, Kelli Suarez, Roselaine (Mana) Lucena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia: Antropologia Urbana Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta |
topic |
Antropologia: Antropologia Urbana Covid-19; Pandemia; Educação remota; Memória educacional; Aprendizado social; Ciência aberta |
description |
Introdução: O paper realiza um relato de experiência acerca do projeto “Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais”, originado em abril de 2020 e hospedado em uma plataforma virtual. A iniciativa tem por intuito fomentar o aprendizado social, a gestão do conhecimento, bem como a ciência aberta e cidadã durante o período de ensino remoto emergencial no Brasil, diante da pandemia da Covid-19. Método: O projeto operacionaliza-se pautado por uma inspiração etnográfica, que advém de suas origens calcadas na Antropologia da Educação enquanto subcampo disciplinar. Resultados: A iniciativa alcançou a marca de quinhentos participantes e já gerou mais de uma centena de conteúdos compartilhados. Além disso, vem alcançando repercussões na mídia. Conclusão: A expectativa é que o projeto seja continuado enquanto se estender a educação remota emergencial. Para além disso, no futuro, espera-se que as fronteiras virtuais sejam ultrapassadas, no intuito de democratizar o conhecimento acumulado sob outros formatos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático 2020 Inspiração etnográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279 10.5380/atoz.v9i2.76279 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v9i2.76279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76279/42603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Comunidades escolares; Brasil Pandemia de Covid-19 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 234 - 240 2237-826X 10.5380/atoz.v9i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795073069056 |