As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delbianco, Natalia Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174
Resumo: Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. 
id UFPR-6_706492003d85eea14eae27cae9b8791e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88174
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da InformaçãoMedia Social Media Metrics in the context of Metrics Studies of InformationCiência da Informação; Estudos Métricos da InformaçãoMídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. Introduction: This research is part of the field of Scientific Communication, more precisely in Information Metrics Studies, because it addresses Social Media Metrics Studies, which are underexplored within the context of Information Science. Therefore, the research aims to understand, in general, the presence of Social Media Metrics Studies in the field of Information Metrics Studies in order to contribute to the theoretical-conceptual knowledge of the subject. Method: It is characterized as a theoretical study with a descriptive-exploratory approach. Results: Among the main results of this study are the theoretical development and presentation of the field of Social Media Metrics Studies, its indicators, and especially the group of social connectivity indicators. Conclusions: The research presented theoretical viewpoints on social media and networks, as well as Social Media Metrics Studies, including a compilation of their indicators, in an attempt to provide more theoretical support for future research, as currently, they tend to consider only altmetric and webometric viewpoints.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Delbianco, Natalia Rodrigues2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresexploratório-descritiva; qualitativo; observaçãoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8817410.5380/atoz.v12i0.88174AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 112237-826X10.5380/atoz.v12i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174/51090https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55747https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55748Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T22:28:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/88174Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-02-22T22:28:03AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
Media Social Media Metrics in the context of Metrics Studies of Information
title As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
spellingShingle As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
Delbianco, Natalia Rodrigues
Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
title_short As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
title_full As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
title_fullStr As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
title_full_unstemmed As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
title_sort As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
author Delbianco, Natalia Rodrigues
author_facet Delbianco, Natalia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

dc.contributor.author.fl_str_mv Delbianco, Natalia Rodrigues
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
topic Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.
description Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
exploratório-descritiva; qualitativo; observação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174
10.5380/atoz.v12i0.88174
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v12i0.88174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174/51090
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55747
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55748
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv





dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11
2237-826X
10.5380/atoz.v12i0
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276796235939840