As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174 |
Resumo: | Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. |
id |
UFPR-6_706492003d85eea14eae27cae9b8791e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/88174 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da InformaçãoMedia Social Media Metrics in the context of Metrics Studies of InformationCiência da Informação; Estudos Métricos da InformaçãoMídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos.Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. Introduction: This research is part of the field of Scientific Communication, more precisely in Information Metrics Studies, because it addresses Social Media Metrics Studies, which are underexplored within the context of Information Science. Therefore, the research aims to understand, in general, the presence of Social Media Metrics Studies in the field of Information Metrics Studies in order to contribute to the theoretical-conceptual knowledge of the subject. Method: It is characterized as a theoretical study with a descriptive-exploratory approach. Results: Among the main results of this study are the theoretical development and presentation of the field of Social Media Metrics Studies, its indicators, and especially the group of social connectivity indicators. Conclusions: The research presented theoretical viewpoints on social media and networks, as well as Social Media Metrics Studies, including a compilation of their indicators, in an attempt to provide more theoretical support for future research, as currently, they tend to consider only altmetric and webometric viewpoints.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Delbianco, Natalia Rodrigues2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresexploratório-descritiva; qualitativo; observaçãoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/8817410.5380/atoz.v12i0.88174AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 112237-826X10.5380/atoz.v12i0reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174/51090https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55747https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55748Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T22:28:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/88174Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2024-02-22T22:28:03AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação Media Social Media Metrics in the context of Metrics Studies of Information |
title |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
spellingShingle |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação Delbianco, Natalia Rodrigues Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. |
title_short |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
title_full |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
title_fullStr |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
title_full_unstemmed |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
title_sort |
As Métricas de Mídias Sociais no contexto dos Estudos Métricos da Informação |
author |
Delbianco, Natalia Rodrigues |
author_facet |
Delbianco, Natalia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delbianco, Natalia Rodrigues |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. |
topic |
Ciência da Informação; Estudos Métricos da Informação Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. Mídias Sociais; Redes Sociais; Estudos Métricos de Mídias Sociais; Estudos Métricos da Informação; Indicadores Científicos. |
description |
Introdução: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Comunicação Científica, mais precisamente nos Estudos Métricos da Informação, isso porque aborda os Estudos Métricos de Mídias Sociais, que são poucos explorados dentro do contexto da Ciência da Informação. Por conta disso, a pesquisa tem como compreender, de maneira geral, a presença dos Estudos Métricos de Mídias Sociais no campo dos Estudos Métricos da Informação, a fim de contribuir com o conhecimento teórico-conceitual da temática. Método: Caracteriza-se como um estudo teórico, com abordagem descritiva-exploratória. Resultados: Dentre os principais resultados deste estudo, foi possível desenvolver teoricamente e também apresentar o campo dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, seus indicadores e, em especial, o grupo de indicadores de conectividade social. Conclusão: A pesquisa trouxe pontos de vistas teóricos acerca das mídias e redes sociais, bem como dos Estudos Métricos de Mídias Sociais, apresentando inclusive, um compilado de seus indicadores, na tentativa de proporcionar mais respaldo teórico para pesquisas futuras, visto que, atualmente, acabam por considerar apenas pontos de vistas altmétricos e webométricos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artículo evaluado por pares Avaliado pelos pares exploratório-descritiva; qualitativo; observação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174 10.5380/atoz.v12i0.88174 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v12i0.88174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88174/51090 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55747 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/88174/55748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 11 2237-826X 10.5380/atoz.v12i0 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276796235939840 |