Pandemia e infodemia nas mídias: análise da desordem informacional no Twitter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76506 |
Resumo: | Introdução: Este artigo analisa como se desenvolve a infodemia nas mídias sociais, com enfoque no Twitter. Método: Por meio de estudo exploratório, realiza-se pesquisa bibliográfica conceitual para a compreensão de como se dá a infodemia. Parte-se, então, para análise de estudos acerca da infodemia concomitante à pandemia de COVID-19 no âmbito do Twitter, tanto em perspectiva geral quanto voltados para o Brasil. Resultados: Observa-se que não há conceito definitivo de fake news na literatura da área, embora haja elementos em comum. Nota-se que o conceito de fake news se insere nos tipos de informação que compõem a desordem informacional. Há estudos que verificam que o espalhamento de informações falsas no Twitter se dá de forma muito rápida, enquanto outros concluem que isso não há diferença no espalhamento de informações verdadeiras e falsas. Independentemente disso, observa-se um grande número de postagens sobre a pandemia feitas no Twitter. No cenário brasileiro, os estudos analisados apresentam divergências, mas há a constatação de que o Brasil passa pelo fenômeno da infodemia. Conclusão: A infodemia é um fenômeno perceptível no Brasil e no mundo e não deriva apenas de notícias falsas, mas sim de todo tipo de informação. As mídias sociais, inclusive o Twitter, são plataformas propícias para a circulação rápida de informações. É importante o desenvolvimento de mais pesquisas nacionais, desenvolvidas em consonância com os acontecimentos locais, para a consolidação de uma análise da infodemia no Brasil que capte as peculiaridades do cenário brasileiro. |
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Pandemia e infodemia nas mídias: análise da desordem informacional no TwitterInterdisciplinar: Sociais e Humanidades; Ciência da Informação: Processos de Disseminação da InformaçãoCOVID-19; Infodemia; Desordem informacional; Fake news; TwitterIntrodução: Este artigo analisa como se desenvolve a infodemia nas mídias sociais, com enfoque no Twitter. Método: Por meio de estudo exploratório, realiza-se pesquisa bibliográfica conceitual para a compreensão de como se dá a infodemia. Parte-se, então, para análise de estudos acerca da infodemia concomitante à pandemia de COVID-19 no âmbito do Twitter, tanto em perspectiva geral quanto voltados para o Brasil. Resultados: Observa-se que não há conceito definitivo de fake news na literatura da área, embora haja elementos em comum. Nota-se que o conceito de fake news se insere nos tipos de informação que compõem a desordem informacional. Há estudos que verificam que o espalhamento de informações falsas no Twitter se dá de forma muito rápida, enquanto outros concluem que isso não há diferença no espalhamento de informações verdadeiras e falsas. Independentemente disso, observa-se um grande número de postagens sobre a pandemia feitas no Twitter. No cenário brasileiro, os estudos analisados apresentam divergências, mas há a constatação de que o Brasil passa pelo fenômeno da infodemia. Conclusão: A infodemia é um fenômeno perceptível no Brasil e no mundo e não deriva apenas de notícias falsas, mas sim de todo tipo de informação. As mídias sociais, inclusive o Twitter, são plataformas propícias para a circulação rápida de informações. É importante o desenvolvimento de mais pesquisas nacionais, desenvolvidas em consonância com os acontecimentos locais, para a consolidação de uma análise da infodemia no Brasil que capte as peculiaridades do cenário brasileiro.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRSilva, Pietra Vaz Diógenes da2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020Exploratório-descritivaapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7650610.5380/atoz.v9i2.76506AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 148 - 159AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 148 - 159AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 148 - 1592237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76506/42609Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76506Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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