Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgilio, Jefferson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396
Resumo: Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.
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spelling Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígenaCiência da informação: Técnicas de recuperação de informaçãoRepositórios virtuais; Repositórios institucionais; Legislação brasileira; Educação IndígenaIntrodução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRVirgilio, Jefferson2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/5739610.5380/atoz.v6i2.57396AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-182237-826X10.5380/atoz.v6i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/37088https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/38060Direitos autorais 2017 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-04T12:45:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/57396Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2019-06-04T12:45:16AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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