Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396 |
Resumo: | Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais. |
id |
UFPR-6_b8c65f40f7235856ade186d031eefd25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/57396 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígenaCiência da informação: Técnicas de recuperação de informaçãoRepositórios virtuais; Repositórios institucionais; Legislação brasileira; Educação IndígenaIntrodução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRVirgilio, Jefferson2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/5739610.5380/atoz.v6i2.57396AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-182237-826X10.5380/atoz.v6i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/37088https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/38060Direitos autorais 2017 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-04T12:45:16Zoai:revistas.ufpr.br:article/57396Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2019-06-04T12:45:16AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
title |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
spellingShingle |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena Virgilio, Jefferson Ciência da informação: Técnicas de recuperação de informação Repositórios virtuais; Repositórios institucionais; Legislação brasileira; Educação Indígena |
title_short |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
title_full |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
title_fullStr |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
title_full_unstemmed |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
title_sort |
Repositórios virtuais da legislação brasileira: O caso da educação indígena |
author |
Virgilio, Jefferson |
author_facet |
Virgilio, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Virgilio, Jefferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da informação: Técnicas de recuperação de informação Repositórios virtuais; Repositórios institucionais; Legislação brasileira; Educação Indígena |
topic |
Ciência da informação: Técnicas de recuperação de informação Repositórios virtuais; Repositórios institucionais; Legislação brasileira; Educação Indígena |
description |
Introdução: O presente texto apresenta os principais repositórios de materiais digitais sobre a legislação brasileira. É restrita a busca e a apresentação para os repositórios institucionais que são mantidos pelo Estado brasileiro. Método: É realizada a apresentação da pesquisa realizada nestes repositórios virtuais visando recuperar os conteúdos de materiais que eram identificados como de difícil ou restrito acesso em momentos prévios à digitalização destes e sua disponibilização posterior em ambiente online. A pesquisa é direcionada, especificamente, sobre a legislação envolvendo a catequização e a educação indígena no Brasil. Resultados: Reflete sobre os impactos positivos posteriores à disponibilização gratuita e em ambiente online destes materiais e pela plena possibilidade de realização de pesquisa em uma instituição de investigação estrangeira (em Portugal) sem a necessidade imediata de deslocamento para visita ou consulta aos arquivos físicos. Conclusão: Por fim, em menor grau, inclui breves reflexões sobre a possibilidade de consulta aos conteúdos de materiais antigos e raros sem colocar em risco a preservação e a integridade destes materiais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396 10.5380/atoz.v6i2.57396 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v6i2.57396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/37088 https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/57396/38060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 6, n. 2 (2017): jul./dez.; 14-18 2237-826X 10.5380/atoz.v6i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276794947239936 |