Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094 |
Resumo: | Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação. |
id |
UFPR-6_ce3b719e12cc2da6fd29fd0bd1ad1cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/68094 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociaisEducação; Ciência da Informação; ComunicaçãoComportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet.Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRCNPqNeves, Barbara Coelho2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresExploratório-descritiva; Estudo qualitativo; Bibliográficoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6809410.5380/atoz.v8i2.68094AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-272237-826X10.5380/atoz.v8i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094/41066InternacionalContemporâneoArtigos da Base de Dados ERIC (2016 a 2019)Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:57:54Zoai:revistas.ufpr.br:article/68094Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2020-10-07T15:57:54AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
title |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
spellingShingle |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais Neves, Barbara Coelho Educação; Ciência da Informação; Comunicação Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet. |
title_short |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
title_full |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
title_fullStr |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
title_full_unstemmed |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
title_sort |
Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais |
author |
Neves, Barbara Coelho |
author_facet |
Neves, Barbara Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Barbara Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciência da Informação; Comunicação Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet. |
topic |
Educação; Ciência da Informação; Comunicação Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet. |
description |
Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artículo evaluado por pares Avaliado pelos pares Exploratório-descritiva; Estudo qualitativo; Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094 10.5380/atoz.v8i2.68094 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v8i2.68094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094/41066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Internacional Contemporâneo Artigos da Base de Dados ERIC (2016 a 2019) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27 2237-826X 10.5380/atoz.v8i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795521859584 |