Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Barbara Coelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094
Resumo: Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação.
id UFPR-6_ce3b719e12cc2da6fd29fd0bd1ad1cfe
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/68094
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociaisEducação; Ciência da Informação; ComunicaçãoComportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet.Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRCNPqNeves, Barbara Coelho2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtículo evaluado por paresAvaliado pelos paresExploratório-descritiva; Estudo qualitativo; Bibliográficoapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6809410.5380/atoz.v8i2.68094AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-272237-826X10.5380/atoz.v8i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094/41066InternacionalContemporâneoArtigos da Base de Dados ERIC (2016 a 2019)Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-07T15:57:54Zoai:revistas.ufpr.br:article/68094Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2020-10-07T15:57:54AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
title Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
spellingShingle Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
Neves, Barbara Coelho
Educação; Ciência da Informação; Comunicação
Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet.
title_short Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
title_full Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
title_fullStr Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
title_full_unstemmed Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
title_sort Recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais
author Neves, Barbara Coelho
author_facet Neves, Barbara Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Barbara Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciência da Informação; Comunicação
Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet.
topic Educação; Ciência da Informação; Comunicação
Comportamento informacional do usuário; Fake News; Mídias Sociais; Internet.
description Introdução: Este artigo aborda as Fake News no contexto das mídias sociais. Objetivos: Teve como objetivo geral identificar os principais recursos que podem apoiar o bibliotecário no combate às Fake News nas mídias sociais. Os objetivos específicos pretenderam definir as mídias sociais, redes sociais e as relações com as Fake News, e discutir a propagação e os resultados das Fake News no viés político. Método: A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica e levantamento. Resultados: Para apoiar as ações dos bibliotecários no combate às Fake News propagadas no meio digital, destacam-se três recursos: estímulo do debate crítico, alfabetização midiática e estratégias metacognitivas. Conclusão: Conclui-se alertando para a importância de se considerar tais recursos e conhecer as ações legislativas em tramitação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artículo evaluado por pares
Avaliado pelos pares
Exploratório-descritiva; Estudo qualitativo; Bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094
10.5380/atoz.v8i2.68094
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v8i2.68094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/68094/41066
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Internacional
Contemporâneo
Artigos da Base de Dados ERIC (2016 a 2019)
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 8, n. 2 (2019): jul./dez.; 17-27
2237-826X
10.5380/atoz.v8i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1809276795521859584