Mídias sociais como fonte de informação de adolescentes e jovens em tempos de fake news

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobi, Greison
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212448
Resumo: A pesquisa aborda a temática da competência infocomunicacional de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências, perpassando pelas competências em informação e em comunicação até convergir na competência infocomunicacional. Aborda o assunto das fake news e sua mais atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Dentre os objetivos do estudo destacam-se: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê eles as utilizam; descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA; e verificar o nível de confiança do público estudado quanto à identificação, à avaliação e à disseminação de fake news. Conclui-se que, embora não seja de forma satisfatória, os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais, evidenciando a necessidade da competência infocomunicacional na formação destes usuários.
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