Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | AtoZ (Curitiba) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149 |
Resumo: | Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas. |
id |
UFPR-6_fb9190a85aca6d27093c0dd1c675562e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/76149 |
network_acronym_str |
UFPR-6 |
network_name_str |
AtoZ (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionaisInformation literacy in Covid-19 times: innovation and protagonism in the use of informational resourcesComunicação e Informação: Ciência da InformaçãoCompetência em Informação; COVID-19; Recursos Informacionais; Inovação; Tecnologia; Mídias Sociais.Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da InformaçãoInformation Literacy; COVID-19; Information resources; Innovation; Technology; Social mediaIntrodução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas.Introduction: We seek to report the experience of the webinar ’Contribution of competence in information in remote learning: use ofelectronic and media resources’, offered by the Plácido Castelo Institute of the Federal Court of Accounts’ State of Ceará to servers, employees of thepublic organization and the society, based on the speeches of the speaker researchers. Method: An exploratory and descriptive methodological approachis presented in the report, as it contemplates the approaches exposed in the webinar, structured on dynamics and complexity of the contemporary world;informational skills for search and information using strategies and decision making and problem-solving. Results: The corpus of 223 participants from16 Brazilian states was reached, demonstrating the importance of the theme, as well as the social and investigative performance of professionals from theLibrary and Information Science, concerning communication and scientific dissemination for use beyond theory, as the cornerstones of more organic andcontinuous practical actions in and for society. Conclusions: It is evident from the experience described the importance of the interdisciplinary characterof Information Science, concerning its relevance in society through the scientific dissemination of the researches carried out, and the transfer of these toadaptation and innovation in professional and daily practices.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRSena, Priscila Machado BorgesFarias, Gabriela Belmont deCosmo, Mayara Cabral2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temático 2020application/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/7614910.5380/atoz.v9i2.76149AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 2572237-826X10.5380/atoz.v9i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149/42617Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T22:43:40Zoai:revistas.ufpr.br:article/76149Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2021-06-07T22:43:40AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais Information literacy in Covid-19 times: innovation and protagonism in the use of informational resources |
title |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
spellingShingle |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais Sena, Priscila Machado Borges Comunicação e Informação: Ciência da Informação Competência em Informação; COVID-19; Recursos Informacionais; Inovação; Tecnologia; Mídias Sociais. Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Information Literacy; COVID-19; Information resources; Innovation; Technology; Social media |
title_short |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
title_full |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
title_fullStr |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
title_full_unstemmed |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
title_sort |
Competência em informação em tempos de COVID-19: inovação e protagonismo no uso dos recursos informacionais |
author |
Sena, Priscila Machado Borges |
author_facet |
Sena, Priscila Machado Borges Farias, Gabriela Belmont de Cosmo, Mayara Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Gabriela Belmont de Cosmo, Mayara Cabral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Priscila Machado Borges Farias, Gabriela Belmont de Cosmo, Mayara Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação e Informação: Ciência da Informação Competência em Informação; COVID-19; Recursos Informacionais; Inovação; Tecnologia; Mídias Sociais. Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Information Literacy; COVID-19; Information resources; Innovation; Technology; Social media |
topic |
Comunicação e Informação: Ciência da Informação Competência em Informação; COVID-19; Recursos Informacionais; Inovação; Tecnologia; Mídias Sociais. Ciências Sociais Aplicadas: Ciência da Informação Information Literacy; COVID-19; Information resources; Innovation; Technology; Social media |
description |
Introdução:Busca-se relatar a experiência do webinar ‘Contribuição da competência em informação no aprendizado remoto: uso dos recursoseletrônicos e midiáticos’ ofertado pelo Instituto Plácido Castelo do Tribunal de Contas da União do estado do Ceará aos servidores, aoscolaboradores da organização pública e à sociedade como um todo a partir das falas das pesquisadoras palestrantes. Método:Apresenta-seno relato uma abordagem metodológica de característica exploratória e descritiva, por contemplar as abordagens expostas no webinar,estruturadas na dinâmica e complexidade do mundo contemporâneo; habilidades informacionais para estratégias de busca e de uso dainformação; e tomada de decisão e resolução de problemas. Resultados:Alcançou-se o corpus de 223 participantes oriundos de 16 estadosbrasileiros, demonstrando a importância da temática, bem como a atuação social e investigativa de profissionais da Biblioteconomia e Ciênciada Informação, no que concerne à comunicação e divulgação científica para a utilização além da teoria, como basilares em ações práticas maisorgânicas e contínuas na e para a sociedade. Conclusão:Evidencia-se, a partir da experiência descrita, a importância do caráter interdisciplinarda Ciência da Informação em relação a sua pertinência na sociedade por meio da divulgação científica das pesquisas realizadas e da transferênciadestas para a adaptação e inovação nas práticas profissionais e cotidianas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático 2020 |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149 10.5380/atoz.v9i2.76149 |
url |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149 |
identifier_str_mv |
10.5380/atoz.v9i2.76149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76149/42617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/3.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/3.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 9, n. 2 (2020): jul./dez.; 253 - 257 2237-826X 10.5380/atoz.v9i2 reponame:AtoZ (Curitiba) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
AtoZ (Curitiba) |
collection |
AtoZ (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com |
_version_ |
1809276795562754048 |