O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
DOI: | 10.5380/geografar.v18i2.84112 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112 |
Resumo: | Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva. |
id |
UFPR-7_268633dcf9be1169b2e0f584950cd3e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/84112 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
spelling |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTETerritório; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.UFPRFonseca, Ricardo Lopes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8411210.5380/geografar.v18i2.84112REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 270-2851981-089X10.5380/geografar.v18i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51258https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51240Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonsecahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T18:32:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/84112Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-12-27T18:32:02Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
title |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
spellingShingle |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE Fonseca, Ricardo Lopes Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia. Fonseca, Ricardo Lopes Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia. |
title_short |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
title_full |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
title_fullStr |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
title_full_unstemmed |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
title_sort |
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE |
author |
Fonseca, Ricardo Lopes |
author_facet |
Fonseca, Ricardo Lopes Fonseca, Ricardo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ricardo Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia. |
topic |
Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia. |
description |
Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112 10.5380/geografar.v18i2.84112 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v18i2.84112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51258 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonseca http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonseca http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 270-285 1981-089X 10.5380/geografar.v18i2 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1822181392495149056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/geografar.v18i2.84112 |