O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ricardo Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
DOI: 10.5380/geografar.v18i2.84112
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112
Resumo: Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
id UFPR-7_268633dcf9be1169b2e0f584950cd3e0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/84112
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
spelling O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTETerritório; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.UFPRFonseca, Ricardo Lopes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/8411210.5380/geografar.v18i2.84112REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 270-2851981-089X10.5380/geografar.v18i2reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51258https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51240Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonsecahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T18:32:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/84112Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2023-12-27T18:32:02Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
title O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
spellingShingle O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
Fonseca, Ricardo Lopes
Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.
Fonseca, Ricardo Lopes
Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.
title_short O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
title_full O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
title_fullStr O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
title_sort O TERRITÓRIO ENQUANTO CATEGORIA ESPACIAL NAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA: RESULTADOS DE UM ESTADO DA ARTE
author Fonseca, Ricardo Lopes
author_facet Fonseca, Ricardo Lopes
Fonseca, Ricardo Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ricardo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.
topic Território; Pesquisa; Estado da Arte; Ensino de Geografia; Epistemologia.
description Neste texto é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia que abordaram a categoria espacial de território, a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on-line até o ano de 2016. O objetivo é investigar a série histórica destas publicações possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia que versaram a respeito do lugar. Foram localizados 1.458 artigos acerca do ensino de Geografia, sendo 35 destes referentes ao território, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o QualisCapes dos periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Por fim, por ser considerada uma atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante criteriosa e reflexiva.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112
10.5380/geografar.v18i2.84112
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v18i2.84112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51258
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/84112/51240
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Ricardo Lopes Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 18, n. 2 (2023); 270-285
1981-089X
10.5380/geografar.v18i2
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1822181392495149056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/geografar.v18i2.84112