O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liska, Estevan Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Branquinho, Evânio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321
Resumo: Algumas transformações marcaram o Brasil durante a década de noventa, como o aumento das trocas internacionais de mercadorias, aumento dos fluxos internacionais de investimento, uma maior descentralização político-administrativa promovida pela constituição de 1988 e a diminuição das políticas de desenvolvimento regionais. No atual período, a competitividade fica restrita por meio das vantagens comparativas entre as cidades, se tornando fundamentais para a aquisição de investimentos. Sob o pretexto de desenvolver a economia local, diversos municípios têm lançado mão da renúncia fiscal para atrair atividades empresariais para seus territórios, em especial no ramo de serviços. Esta pesquisa fará; por meio de entrevistas, observações de diagnóstico, levantamentos bibliográficos e interpretações de dados econômicos e sociais; uma reflexão sobre os resultados da disputa creditícia existente dentro da microrregião de Alfenas, tratando das potencialidades como infraestrutura, das concessões fiscais e das desigualdades econômicas e sociais que se materializam sobre as cidades da região.
id UFPR-7_296a326f18fa60edcc53959a2854c58a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25321
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.desigualdades; guerra dos lugares; isenções fiscais; microrregião de Alfenas.. Algumas transformações marcaram o Brasil durante a década de noventa, como o aumento das trocas internacionais de mercadorias, aumento dos fluxos internacionais de investimento, uma maior descentralização político-administrativa promovida pela constituição de 1988 e a diminuição das políticas de desenvolvimento regionais. No atual período, a competitividade fica restrita por meio das vantagens comparativas entre as cidades, se tornando fundamentais para a aquisição de investimentos. Sob o pretexto de desenvolver a economia local, diversos municípios têm lançado mão da renúncia fiscal para atrair atividades empresariais para seus territórios, em especial no ramo de serviços. Esta pesquisa fará; por meio de entrevistas, observações de diagnóstico, levantamentos bibliográficos e interpretações de dados econômicos e sociais; uma reflexão sobre os resultados da disputa creditícia existente dentro da microrregião de Alfenas, tratando das potencialidades como infraestrutura, das concessões fiscais e das desigualdades econômicas e sociais que se materializam sobre as cidades da região. UFPRUNIFAL-MG/MECLiska, Estevan RodriguesBranquinho, Evânio dos Santos2012-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/2532110.5380/geografar.v7i1.25321REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 1 (2012)1981-089X10.5380/geografar.v7i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321/18469https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321/18470Direitos autorais 2016 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-29T17:57:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/25321Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2012-06-29T17:57:50Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
title O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
spellingShingle O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
Liska, Estevan Rodrigues
desigualdades; guerra dos lugares; isenções fiscais; microrregião de Alfenas..
title_short O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
title_full O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
title_fullStr O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
title_full_unstemmed O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
title_sort O TERRITÓRIO MUNICIPAL E A COMPETITIVIDADE ENTRE CIDADES COMO ATRATIVOS CORPORATIVOS: A PERVERSIDADE DOS INCENTIVOS FISCAIS.
author Liska, Estevan Rodrigues
author_facet Liska, Estevan Rodrigues
Branquinho, Evânio dos Santos
author_role author
author2 Branquinho, Evânio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIFAL-MG/MEC
dc.contributor.author.fl_str_mv Liska, Estevan Rodrigues
Branquinho, Evânio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv desigualdades; guerra dos lugares; isenções fiscais; microrregião de Alfenas..
topic desigualdades; guerra dos lugares; isenções fiscais; microrregião de Alfenas..
description Algumas transformações marcaram o Brasil durante a década de noventa, como o aumento das trocas internacionais de mercadorias, aumento dos fluxos internacionais de investimento, uma maior descentralização político-administrativa promovida pela constituição de 1988 e a diminuição das políticas de desenvolvimento regionais. No atual período, a competitividade fica restrita por meio das vantagens comparativas entre as cidades, se tornando fundamentais para a aquisição de investimentos. Sob o pretexto de desenvolver a economia local, diversos municípios têm lançado mão da renúncia fiscal para atrair atividades empresariais para seus territórios, em especial no ramo de serviços. Esta pesquisa fará; por meio de entrevistas, observações de diagnóstico, levantamentos bibliográficos e interpretações de dados econômicos e sociais; uma reflexão sobre os resultados da disputa creditícia existente dentro da microrregião de Alfenas, tratando das potencialidades como infraestrutura, das concessões fiscais e das desigualdades econômicas e sociais que se materializam sobre as cidades da região.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321
10.5380/geografar.v7i1.25321
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v7i1.25321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321/18469
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/25321/18470
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 7, n. 1 (2012)
1981-089X
10.5380/geografar.v7i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990018508816384